Ativista climática Greta Thunberg, de 20 anos, se formou nesta sexta-feira (9) no ensino médio e anunciou o fim das greves escolares que ela lidera e organiza desde 2018.
A saída da sueca da escola não significa o fim da militância a favor do meio ambiente e contra as mudanças climáticas, promete em uma série de publicações feitas em sua conta no Twitter.
“Me formei hoje no colégio, o que significa que eu não posso mais fazer greves escolares pelo clima. Logo, essa é a minha última”, escreveu ao publicar uma foto de seu último protesto na escola.
Greta começou a militar aos 15 anos quando começou a faltar às aulas para protestar sozinha em frente ao parlamento da Suécia. “Depois de fazer greve todos os dias por três semanas, nós éramos um pequeno grupo de crianças que decidiram continuar a fazer isso toda sexta-feira. E nós fizemos e foi assim que o Fridays For Future (do inglês, Sextas para o Futuro) se formou”, descreveu.
School strike week 251. Today, I graduate from school, which means I’ll no longer be able to school strike for the climate. This is then the last school strike for me, so I guess I have to write something on this day.
Thread🧵 pic.twitter.com/KX8hHFDyNG— Greta Thunberg (@GretaThunberg) June 9, 2023
Nas publicações, ela lembra que as manifestações dispararam um gatilho que fez milhares de jovens de todo o mundo seguirem os passos dos suecos.
A ativista avisou que seguirá protestando, ainda que não esteja mais na escola.
“Nós, que podemos falar, temos o dever de fazê-lo. Para mudar tudo, nós precisamos de todos. Vou continuar a protestar nas sextas-feiras, mesmo que não seja mais tecnicamente uma ‘greve escolar’. Nós simplesmente não temos outra opção a não ser fazer tudo o que a gente pode. A luta apenas começou”, declarou Greta.
Publicado por Flávio Ismerim
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil