O número de pessoas deslocadas internamente em Gaza pela guerra entre Israel e o Hamas aumentou para mais de 423 mil, segundo informou a Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (13). Isso representa mais de 20% da população do enclave.
Os deslocados são pessoas que se movimentaram dentro de seu próprio país pelos mesmos motivos de um refugiado, mas que não atravessaram uma fronteira internacional para buscar proteção.
Veja também — Táticas de guerra: As estratégias militares de Israel
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) disse que mais de dois terços dos deslocados estão abrigados em escolas administradas pela Agência de Ajuda e Obras das Nações Unidas (UNWRA).
As organizações de direitos humanos “expressaram preocupações sobre incidentes em que civis e bens civis parecem ter sido alvo direto de ataques aéreos israelenses”, acrescentou o OCHA.
Israel alerta para que pessoas em Gaza se desloquem para o sul
“As Forças de Defesa de Israel pedem a evacuação de todos os civis da Cidade de Gaza de suas casas ao sul para sua própria segurança e proteção e mudança para a área ao sul de Wadi Gaza”, destacaram as FDI em um comunicado.
As Nações Unidas alertaram que uma ordem militar israelense para evacuar o equivalente a 1,1 milhão de habitantes do norte de Gaza para o sul do enclave era “impossível” sem causar grandes consequências humanitárias.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil