• qui. jan 23rd, 2025

Guerra de Israel: Resolução está pronta para votação no Conselho de Segurança, diz embaixadora dos EUA

Ouvir notícia

Os Estados Unidos estão prontos para votar uma resolução no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Guerra de Israel, após vários adiamentos, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, na noite de quinta-feira (21).

“Quero apenas compartilhar que trabalhamos arduamente e diligentemente ao longo da semana passada com os Emirados [Árabes Unidos], com outros países, com o Egito, para chegar a uma resolução que possamos apoiar. E nós temos essa resolução agora. Estamos prontos para votar”, afirmou Thomas-Greenfield a repórteres.

A diplomata fez a declaração após uma reunião a portas fechadas em que o Conselho de Segurança decidiu adiar novamente a votação da resolução que pede pela suspensão dos combates entre Israel e o Hamas e maior envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Agora, está previsto para que a votação do texto aconteça nesta sexta-feira (22).

Thomas-Greenfield não compartilhou como votará, mas disse “será uma resolução, se for apresentada como está, que podemos apoiar”.

O texto abordará assistência humanitária e apoiará “a prioridade que o Egito tem em garantir que colocamos no terreno um mecanismo que apoiará a assistência humanitária”, acrescentou a embaixadora.

Os Estados Unidos já votaram contra na Assembleia-Geral da ONU a um apelo por um cessar-fogo na guerra de Israel e, no início deste mês, vetaram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU que incluía a palavra “cessar-fogo” no texto.

O vice-embaixador americano na ONU, Robert Wood, pontuou ao Conselho de Segurança que o veto se devia ao fato de não haver menção aos ataques do Hamas de 7 de outubro no projeto.

Como os EUA são um dos cinco membros permanentes do Conselho, uma resolução vetada pelo país não será aprovada.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem