Os túneis do Hamas na Faixa de Gaza foram construídos para resistir a possíveis tentativas de inundação, disse um porta-voz do grupo armado.
Os comentários de Osama Hamdan, durante uma coletiva de imprensa em Beirute nesta quinta-feira (14), foram uma resposta a relatos de potenciais inundações deliberadas de túneis pelas forças israelenses dentro de Gaza.
“Os túneis foram construídos por engenheiros bem treinados e instruídos que consideraram todos os possíveis ataques da ocupação, incluindo o bombeamento de água. [Os túneis] são parte integrante da resistência, e todas as consequências e ataques esperados foram levados em consideração”, pontuou Hamdan.
Israel disse aos Estados Unidos que começou a “testar cuidadosamente” a inundação de alguns túneis do Hamas com água do mar “de forma limitada” para avaliar se a operação poderia ser ampliada para destruir a rede de túneis do grupo em maior escala.
As autoridades israelenses garantiram aos seus homólogos americanos que só estão começando a inundar túneis onde não acreditam que estejam detidos reféns.
Separadamente, Hamdan abordou a questão de possíveis novas conversas destinadas a libertar mais reféns detidos dentro de Gaza, parecendo diminuir quaisquer expectativas de progresso.
“Não haverá negociações nem regresso dos prisioneiros até depois fim completo da agressão contra Gaza e da resposta às exigências da resistência”, advertiu.
Ainda há mais de 130 reféns israelenses mantidos dentro do enclave.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil