O grupo radical libanês Hezbollah disse que atacou postos israelenses nas Fazendas de Shebaa, faixa de terra sob controle de Israel, próxima da tríplice fronteira entre a Síria, Líbano e Israel, neste sábado (14).
“Às 15h15 de sábado, 14 de outubro de 2023, grupos da Resistência Islâmica [Hezbollah] atacaram posições sionistas nas fazendas ocupadas de Shebaa libanesas”, disse o comunicado.
O Hezbollah disse que lançou mísseis guiados com precisão e morteiros contra postos israelenses em al-Radar, Rousiyat al-Alam, al-Samaqa, Zibdeen e Ramtha.
A área das Fazendas de Shebaa é reivindicada tanto pelo Líbano quanto por Israel.
Uma equipe da CNN presente no sul do Líbano presenciou o bombardeio aéreo. O correspondente da CNN Ben Wedeman descreveu o incidente como “o bombardeio mais longo e prolongado desde que chegamos aqui”.
O produtor da CNN no local disse que o bombardeio durou mais de uma hora.
E sua declaração, o Hezbollah descreveu os ataques como “ataques precisos e diretos”.
Escalada de tensão com o Hezbollah
O Hezbollah já havia assumido a autoridade por outros quatro ataques contra Israel na sexta-feira (13).
No início desta semana, os Estados Unidos e seus aliados alertaram o Hezbollah contra a escalada do conflito em Israel.
Os EUA colocaram à disposição de Israel recursos militares para impedir um potencial alargamento da guerra, disseram à CNN funcionários do governo e pessoas envolvidas nas discussões.
Há receios crescentes de que o grupo libanês entre no conflito, abrindo uma segunda frente na guerra.
As FDI disseram na terça-feira (10) que adicionaram dezenas de milhares de soldados à fronteira com o Líbano, em antecipação a um ataque do grupo apoiado pelo Irã.
Veja também: Governo brasileiro teme que entrada do Hezbollah agrave conflito em Israel
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil