• qui. jan 23rd, 2025

Houthis atacam dois navios comerciais, segundo Comando Central dos EUA

Ouvir notícia

As forças militantes Houthi apoiadas pelo Irã atacaram dois navios comerciais nesta sexta-feira (15) e ameaçaram atacar um terceiro, disse o Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) em um post no X, antigo Twitter.

O incidente ocorreu por volta das 7h da manhã (horário local) de sexta-feira, quando as forças Houthi “contataram o navio a motor MSC ALANYA, um navio de bandeira liberiana que viajava para o norte, na parte sul do Mar Vermelho, e ameaçaram atacá-lo”, dizia o post do CENTCOM.

Os Houthis disseram ao navio para virar e seguir para o sul. Não havia navios dos EUA na área, disse o CENTCOM, mas as forças americanas “mantiveram comunicações diretas com o navio e o ALANYA continuou para o norte”.

“Acredita-se que neste momento ele esteja viajando com segurança”, disse o post do CENTCOM.

Aproximadamente duas horas depois, um veículo aéreo não tripulado (UAV) lançado do território controlado pelos Houthi no Iêmen atingiu o navio motorizado AL JASRAH, outro navio de bandeira liberiana que viajava para o sul no Mar Vermelho.

O navio “transmitiu um sinal de socorro informando que a tripulação estava combatendo um incêndio causado pelo ataque”, embora o incêndio já tenha sido extinto, disse o CENTCOM.

Várias horas depois, as forças Houthi lançaram dois mísseis balísticos em direção às rotas marítimas internacionais no estreito de Bab el-Mandeb, disse o CENTCOM, atingindo outro navio de bandeira liberiana, o M/V PALATIUM 3.

O PALATIUM 3 também transmitiu um pedido de socorro e disse que o navio estava pegando fogo, ao que o USS Mason respondeu.

“Nenhum ferimento foi relatado por nenhum dos três navios atacados, mas esta última rodada de ataques é mais uma demonstração do grande risco para o transporte marítimo internacional causado por essas ações Houthi”, disse o post do CENTCOM.

As forças Houthis já haviam atingido outro navio, o Maersk Gibraltar, na quinta-feira (14), que o grupo militante disse estar “indo para a entidade israelense”.

O grupo rebelde apoiado pelo Irã, uma organização política e militar xiita que tem travado uma guerra civil contra uma coligação apoiada pela Arábia Saudita desde 2014, divulgou um comunicado na quinta-feira, dizendo que conseguiu impedir com sucesso a passagem de vários navios com destino a Israel por pelo menos 48 horas naquele momento. Os Houthis afirmaram que continuariam a fazê-lo até que Israel “trouxesse os alimentos e os medicamentos de que os nossos fiéis irmãos na Faixa de Gaza precisam”.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem