Se pelo terceiro ano seguido a Fiat Strada foi o carro mais vendido do Brasil, a análise segmentada dos números revela uma outra realidade. De acordo com o balanço atualizado da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Hyundai Creta é o carro mais vendido de 2023 no segmento varejo, ou seja, para consumidores finais pessoa física. O modelo teve 59.080 emplacamentos no acumulado. Foi a primeira vez que um SUV termina o ano na liderança do ranking geral de varejo.
O carro da marca coreana superou o concorrente mais próximo, o Chevrolet Onix, que registrou 58.463 vendas. O pódio do varejo automotivo brasileiro em 2023 tem ainda o Volkswagen Polo em terceiro lugar, com 44.742 unidades vendidas.
O ranking dos 10 carros mais vendidos no varejo também apresenta a presença marcante de SUVs, com o Volkswagen T-Cross em sétimo, e Toyota Corolla Cross em oitavo. Completando a lista, temos o sedã médio Toyota Corolla em nono e a Fiat Strada em décimo lugar.
Carros mais vendidos no varejo em 2023
- Hyundai Creta: 59.080 unidades
- GM Onix: 58.463 unidades
- VW Polo: 44.742 unidades
- Honda HR-V: 44.010 unidades
- GM Tracker: 41.894 unidades
- Hyundai HB20: 39.465 unidades
- VW T Cross: 35.819 unidades
- Toyota Corolla Cross: 34.648 unidades
- Toyota Corolla: 32.050 unidades
- Fiat Strada: 32.634 unidades
- Fiat Pulse: 31.983 unidades
- Fiat Fastback: 31.954 unidades
- VW Nivus: 30.811 unidades
- Toyota Hilux: 30.422 unidades
- Nissan Kicks: 30.335 unidades
- GM Onix Plus: 30.006 unidades
- Fiat Argo: 29.832 unidades
- Jeep Compass: 25.688 unidades
- Fiat Mobi: 25.248 unidades
- Renault Kwid: 25.064 unidades
A competitividade entre os modelos reflete as preferências dos consumidores brasileiros, evidenciando a presença robusta de SUVs e hatchbacks compactos no cenário automotivo nacional
“O ano de 2023 foi muito especial para o Creta. Conseguimos um crescimento forte nos últimos dois meses do ano, emplacando um volume 30% superior ao mesmo período de 2022. Isso garantiu ao Creta uma vantagem bastante expressiva dentro de sua categoria e o levou ao posto de primeiro SUV a liderar o ranking geral do varejo no acumulado do ano”, comemorou Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil.
Varejo x Atacado
Somados os todos os perfis de compra, os três maiores do Brasil são Fiat Strada, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix. Nesse ângulo, além dos consumidores PF, também incluem vendas para empresas, frotistas e governo. Seriam então, Creta, Onix e Polo os verdadeiros preferidos do consumidor final?
A premissa não chega a ser errada, mas não explica o cenário da forma correta. Isso porque tradicionalmente alguns tipos de veículos, como as picapes, são vendidas na modalidade ‘produtor rural’. Além disso, há categorias como PcD, taxistas e outros que se enquadram em venda direta junto à fabricante.
Por fim, as próprias montadoras realizam algumas ofertas e promoções, voltadas ao consumidor final, mas que o produto é faturado via venda direta. Dessa forma, o varejo revela sim uma tendência do consumidor, mas o resultado final importa (e muito!).
Fonte: CNN Brasil