O Ibovespa operava em queda na manhã desta quinta-feira (15) e o dólar, que abriu em alta de quase 1%, cotado a R$ 5,32, hesitava em meio a incertezas sobre a economia no governo Lula.
Às 10h24, o principal índice da bolsa caía 0,58%, aos 103.141. O dólar comercial tinha queda de 0,05%, cotado a R$ 5,298 na venda.
A duas semanas da posse do próximo governo, ainda não está claro o plano central de Lula para a condução da economia. Os sinais são confusos e contraditórios.
Passado o choque com a rapidez na mudança da Lei das Estatais, cresce a percepção de que a articulação para acomodar o projeto político do PT pode prevalecer sobre as decisões da equipe econômica que vai ser comandada por Fernando Haddad. O projeto que possibilita mudanças políticas nas estatais e nas agências reguladoras pode ser votado hoje no Senado, com chances de aprovação.
Se foi tão fácil mudar uma regra dessa magnitude, antes mesmo do próximo mandato começar, criou-se um cenário que o mercado mais temia: a possibilidade de um desmonte de muitas outras reformas que aconteceram nos últimos anos.
Diante disso, a volatilidade impera e as ações das estatais derretem. Como tem peso elevante no Ibovespa, pressionam o índice.
Preocupa também como vai ficar a PEC da Transição depois que a ministra Rosa Weber cortou as asas do Orçamento Secreto, votando pela inconstitucionalidade das emendas de relator. O julgamento será retomado hoje com os votos dos outros ministros.
*Com informações de Thais Herédia / publicado por Ligia Tuon
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil