• qui. jan 23rd, 2025

Ibovespa opera em queda, mas segue para melhor ano desde 2019; dólar sobe

Ouvir notícia

O Ibovespa caía na manhã desta quinta-feira (28) após quatro altas seguidas, em meio ao declínio dos preços de commodities como o petróleo e o minério de ferro, mas ainda estava a caminho de encerrar 2023 com o melhor desempenho em quatro anos.

Por volta das 10:40, o Ibovespa caía 0,17%, a 133.959,02 pontos. Enquanto isso, o dólar registrava alta de 0,3%, a R$ 4,84.

Os investidores aguardavam a coletiva de imprensa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na qual foram anunciadas três medidas econômicas para equilibrar a arrecadação do governo:

  • Limitação da compensação de empresas, com intuito de dar margem para a Receita se planejar;
  • Revisão do Perse;
  • Reoneração gradual da folha de pagamentos.

Além disso, também era avaliados os dados do IPCA-15, a prévia da inflação, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira. Em dezembro, o índice registrou alta de 0,4%.

No exterior, o clima era favorável a ativos de risco.

Márcio Riauba, gerente da mesa de operações da StoneX, disse que a sessão contava com volatilidade devido à baixa liquidez, a poucos dias do fim do ano, e também por causa do fechamento da taxa Ptax de dezembro.

A Ptax é uma taxa de câmbio calculada pelo Banco Central que serve de referência para a liquidação de contratos futuros. No fim de cada mês, agentes financeiros costumam tentar direcioná-la a níveis mais convenientes às suas posições, sejam elas compradas ou vendidas em dólar.

Na véspera, o Ibovespa fechou o dia em novo recorde de 134.193 pontos, alta de 0,49%. Já a moeda norte-americana fechou o dia cotada a R$ 4,8326 na venda, em alta de 0,21%.

*Com informações de Reuters

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem