O advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Bottini disse em entrevista à CNN neste domingo (20) que a equipe de transição do governo eleito, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), trabalha para “controlar mais a posse e o porte de armas”.
“A questão do desarmamento é importante e foi apontada por Lula e Flávio Dino como uma das prioridades. A ideia é que a gente possa controlar mais tanto a posse quanto o porte de armas. A gente sabe que nos últimos tempos foi aumentada demais a possibilidade de ter armas”, disse.
Membro da transição para Justiça e Segurança, ele aponta que a equipe vem analisando decretos e portarias implementados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e que expandiram o acesso a armas. Segundo o advogado, a maior regulamentação é uma medida de combate à violência e ao crime organizado.
O número de pessoas com registro de arma de fogo para atividades de caçador, atirador desportivo e colecionar (CAC) cresceu 474% durante a gestão atual. Os dados são do Anuário de Segurança Pública e consideram os certificados até 1º de julho de 2022.
Durante a entrevista, Bottini comentou outros aspectos do trabalho realizado pela equipe de transição. Ele explicou que uma das prioridades do governo eleito para a segurança deve ser implementar um sistema integrado entre União, estados, municípios e outros órgãos.
“O primeiro passo — e me parece um dos mais importantes para esse novo governo — é organizar esse sistema. Não é possível fazer política pública em um campo tão delicado como segurança pública se a gente não tiver integração de base de dados”, explicou o especialista.
Produzido por Letícia Brito e Isabella Galvão; publicado por Danilo Moliterno
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil