Idris Elba não se considera um grande “showman”. Apesar de ter participado de mais de 100 produções, ter sido nomeado a 5 Emmys e ter ganhado um Globo de Ouro – além de ser DJ nas horas vagas -, o ator pensa agora em entrar em uma fase mais tranquila.
“Muitos aspectos da minha personalidade foram ofuscados pela minha profissão”, revela Idris. “Quero começar a roteirizar filmes, dirigir…Quem sabe dirigir a mim mesmo”.
Em entrevista à CNN, o ator, que completará meio século no próximo mês, disse que nunca teve muita paciência para sentar em frente ao computador e escrever, mas sente que é hora de deixar o lado “nerd” dele aflorar mais.
“Cinquenta anos é um grande marco para algumas pessoas, mas não tanto para mim”, diz ele. “Espero que minha carreira continue avançando de vários jeitos”.
Seu mais novo projeto é “A Fera”, um filme de ação sobre uma família que, abalada com a morte recente da matriarca, resolve prestar suas homenagens na África do Sul, país de origem da mãe. Além de resolver a relação pai-filhas, Nate (Idris Elba), Mare (Iyana Halley) e Norah (Leah Jeffries) precisam sobreviver na selva, fugindo de um leão assassino.
Ao ler a sinopse, não é difícil imaginar o tipo de protagonista do filme: invencível, conhecedor de toda e qualquer técnica de sobrevivência e o grande salvador de todos os personagens. Porém, não é isso que acontece. Dessas três opções, apenas uma é preenchida (e bem ao final do filme).
O diretor Baltasar Kormakúr desconstrói o herói perfeito ao expor, com humor, que o personagem de Idris Elba não consegue fazer uma ligação direta em um carro ou não sabe atirar.
“Não estou tentando fazer uma cena engraçada, propriamente dita, é só o jeito que algumas pessoas lidam com o stress”, diz o diretor.
Assista ao trailer de “A Fera”:
O produtor Will Packer acredita que o humor em um filme de ação vem para trazer leveza à história.
“O leão persegue a família a todo o momento, por entre as árvores, quebra janelas, sobe no carro”, diz o produtor. “Mas você tem momentos mais silenciosos e de comédia também. É preciso balancear isso no filme”.
“A Fera” foi filmado na África do Sul e o diretor utiliza de um jeito não convencional as locações que lhe foram dadas. Cenas em primeira pessoa, planos-sequência e rotações de câmera foram alguns dos artifícios que Baltazar encontrou para tornar o filme mais intimista.
“Quis fazer algo diferente, blockbusters não são, normalmente, filmados dessa forma. O leão está perseguindo a família e te perseguindo, por tabela. Isso cria mais ansiedade e deixa a audiência mais vulnerável”.
Com um cenário autêntico, sem tela verde, a computação gráfica foi toda reservada para o leão assassino. Tal capricho culmina em uma luta final onde Idris Elba – aí sim se estabelecendo como protagonista invencível -, que é jogado de um lado para o outro pelo animal.
“Nós tivemos um dublê fantástico, um coreógrafo de cena incrível que me fez sentir a luta do jeito mais real possível”, diz Idris Elba. “Também pesquisamos muito e vimos diversos vídeos de como os leões atacam propriamente”.
De fato, se a invencibilidade do protagonista é questionável nessa luta, os efeitos especiais não são.
Dia dos Pais
Sim, é possível fugir de um leão assassino e discutir os preceitos do que é ser um bom pai. Idris Elba, pai há mais de 20 anos, diz que a paternidade vem à tona quando se está cercado de pessoas mais jovens.
“Durante as filmagens, eu sempre queria saber se Leah e Iyana estavam bem, confortáveis, acredito que seja meu instinto paterno falando”, diz.
Ambas as atrizes concordam: Idris as deixava muito à vontade durante as filmagens.
“Esse filme deveria ser tratado como uma comédia, porque nós ríamos o tempo todo durante nos bastidores”, diz Leah Jeffries, de 13 anos.
“Idris conseguiu passar para o filme toda a natureza protetora de pai dele e isso nos ajudou no set também”, diz Iyana Halley, de 26 anos. “Nós fazíamos piadas uns com os outros, dávamos risada e isso tornou o filme mais especial ainda.”
Assim que foi informado que o filme estrearia por aqui na semana do Dia dos Pais, o produtor Will Packer fez um convite para que os brasileiros assistam ao filme que, segundo ele, é perfeito para a data:
“Mesmo tendo algumas dificuldades com as filhas, Idris se recompõe e salva a família inteira do leão, diz. “Seu pai provavelmente não é tão bom quanto o personagem do Idris, mas tudo bem, vá ao cinema e veja como seu pai deveria ser (risos)”.
O filme “A Fera” estreia nesta quinta-feira (11) nos cinemas brasileiros.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil