• qui. jan 23rd, 2025

Imagens mostram impacto de seca histórica no Uruguai; veja antes e depois

Ouvir notícia

O abastecimento de água para milhões de pessoas dentro e ao redor de Montevidéu, no Uruguai, atingiu níveis criticamente baixos no outono e inverno deste ano. (Veja abaixo o antes e depois). Em 19 de junho, o governo decretou estado de emergência na cidade.

Com a medida, o governo garantiu o abastecimento de água potável a hospitais e outras instituições críticas e removeu os impostos sobre a água engarrafada enquanto a água cada vez mais salgada chega às casas da população. 

VÍDEO – Torneiras de Montevidéu recebem água salgada

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”bMpYd2jyz6U”

Embora o governo uruguaio tenha afirmado que a água da concessionária é potável, ele aconselhou as pessoas que estão grávidas, têm pressão alta ou sofrem de doença renal a limitar ou evitar o consumo de água da torneira.

As imagens são em cores falsas para facilitar a distinção da água, que em 2023 teve a maior queda de volume de sua história. A água é o azul escuro e a vegetação o verde claro.

A primeira imagem mostra o reservatório em 2 de junho de 2022. A seguinte é o registro de 13 de junho de 2023, cerca de uma semana antes de o governo uruguaio declarar uma crise hídrica.

Segundo a Nasa Earth Observatory, estima-se que o reservatório de Paso Severino, o maior do país, havia apenas 2,4% de sua capacidade de 67 milhões de metros cúbicos em 28 de junho.

A região está passando por uma seca de vários anos e as consequências se tornaram mais evidentes nos últimos meses.

No final de abril, antecipando a escassez a curto prazo, a concessionária de água começou a estender o abastecimento misturando água salobra do estuário do Río de la Plata.

Logo depois, no início de maio, o país aumentou o limite dos níveis permitidos de sódio no sistema de água para 440 miligramas por litro (mg/L).

Como pontos de comparação, muitas agências estaduais e federais dos EUA recomendam uma concentração máxima de 20 mg/L para dietas com muito baixo teor de sódio e 270 mg/L para dietas com restrição moderada de sódio.

O país investiu recentemente em projetos de infraestrutura hídrica , incluindo o desenvolvimento de uma nova fonte de água potável. Enquanto isso, porém, o alívio terá que vir na forma de chuva.

(Publicado por Marina Toledo)

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem