Jeremy Renner cresceu em uma família com quatro irmãos mais novos em Modesto, na Califórnia, onde seus pais administravam uma pista de boliche. Ele entrou para o mundo da atuação quase de forma aleatória e logo em um dos papéis de estreia, como o psicopata e canibal Jeffrey Dahmer em “Dahmer”, em 2002 e se destacou e foi chamado para um filme que lhe renderia uma indicação ao Oscar.
“Foi pura sorte. Começou na faculdade. Fiz uma aula de atuação como eletiva e foi assim que tudo mudou para mim”, explicou ele em uma entrevista à Vanity Fair sobre o início da carreira de ator.
Aos 20 anos, no início da carreira de ator, Renner também foi maquiador por oito anos.
O protagonista de “Dahmer” daria ao ator o destaque em Hollywood. Em setembro de 2022 a Netflix lançou “Dahmer: Um Canibal Americano”, criada por Ryan Murphy (“Glee”, “American Horror Story” e “Ratched”), minissérie sobre o serial killer norte-americano Jeffrey Dahmer. Ele é acusado de matar 17 homens, entre 1978 e 1991. A produção foi sucesso absoluto em 2022 de crítica e audiência.
“Esse filme significa muito para mim. Foi bom para mim, no sentido de que as pessoas da indústria viram e me notaram”, afirmou na entrevista.
Sua atuação como serial killer Jeffrey Dahmer foi a razão pela qual a diretora Kathryn Bigelow o escalou para o papel principal de “Guerra ao Terror”, de 2008.
O filme foi indicado a nove Oscars, incluindo o de melhor ator para Renner, por interpretar um sargento designado para o esquadrão antibombas na guerra do Iraque. No final, “Guerra ao Terror” ganhou seis Oscars, incluindo melhor filme e melhor direção para Bigelow, tornando-a a primeira mulher a vencer nessa categoria.
Em 2011, Renner apareceria pela primeira vez em duas franquias de sucesso de Hollywood: a saga da Marvel e “Missão: Impossível”.
O primeiro filme de “Thor” apresentou “Gavião Arqueiro” ao mundo da Marvel, para depois colocá-lo ao lado dos outros super-heróis, em 2012, no filme “Os Vingadores”. Renner também apareceu em dois filmes de “Missão: Impossível” ao lado de Tom Cruise e outros personagens da franquia.
Em 2021, a Renner liderou dois novos projetos. Em uma delas atuou mais uma vez como “Gavião Arqueiro”, na série de mesmo nome, centrada em Clint Barton e sua nova aprendiz, Kate Bishop. E ele também está na segunda temporada de “Mayor of Kingstown”, onde a poderosa família McLusky aborda questões de racismo sistêmico, corrupção e desigualdade, que estreia dia 15 de janeiro.
Acidente
Renner está se recuperando de uma cirurgia após sofrer “trauma contuso no peito e lesões ortopédicas” causado por um acidente na neve no dia de Ano Novo em Nevada, disse um porta-voz do ator.
Na noite de segunda-feira (2), Renner estava na unidade de terapia intensiva (UTI) em “condição crítica, mas estável”, disse o representante.
O ator de 51 anos já passou por duas cirurgias para tratar dos ferimentos sofridos no acidente, disse uma fonte próxima de Renner à CNN.
Renner foi encontrado ferido e foi levado para um hospital da região.
A família de Renner divulgou um comunicado na noite de segunda agradecendo à equipe do hospital e aos socorristas enquanto o ator permanecia hospitalizado.
“A família de Jeremy gostaria de expressar sua gratidão aos incríveis médicos e enfermeiras que cuidam dele, Truckee Meadows Fire and Rescue, Washoe County Sheriff, Reno City Mayor Hillary Schieve e as famílias Carano e Murdock”, disse um comunicado de seu porta-voz.
“Eles também estão tremendamente impressionados e agradecidos pela manifestação de amor e apoio de seus fãs”.
(Publicado por Carolina Farias)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil