Após ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sentindo dores fortes no tórax, o cantor Saulo Poncio, de 27 anos, foi diagnosticado com embolia gasosa arterial cardíaca, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (4).
Como o estado de saúde de Saulo não foi atualizado até o momento, ainda não se sabe a gravidade do quadro, mas a cardiologista da Rede D’Or e do hospital Sírio-Libanês Stéphanie Rizk explica que a condição pode ser grave.
“A embolia gasosa arterial cardíaca pode bloquear o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, incluindo o coração e o cérebro. Isso pode causar danos permanentes a esses órgãos e, em casos graves, pode levar à morte. A gravidade do quadro depende da quantidade de gás, do local de oclusão e da prontidão e eficácia do tratamento”, explica a médica.
Em casos graves, quando as bolhas de gás entram nas artérias que fornecem sangue ao cérebro, pode ocorrer, inclusive, um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico.
“Isso significa que uma parte do cérebro fica sem oxigênio e nutrientes, levando à morte de células cerebrais na área afetada”, afirma Rizk.
Basicamente, a embolia gasosa arterial é caracterizada pela entrada de bolhas de gás, em geral ar, na circulação sanguínea. Essas bolhas podem obstruir vasos sanguíneos de diversos órgãos, incluindo o coração.
De acordo com a cardiologista, as fontes mais comuns de entrada de ar incluem:
- procedimentos médicos e cirúrgicos (como cateterismo cardíaco, cirurgias vasculares e neurocirurgias),
- traumas penetrantes,
- certos tipos de lesões de mergulho (doença descompressiva)
- e injeção acidental de ar na circulação sanguínea, que migram para o coração ou para os vasos arteriais.
Apesar de pessoas de todas as idades estarem suscetíveis à condição, Rizk explica que, em pessoas jovens, a embolia gasosa arterial costuma estar associada a atividades como mergulho ou trauma.
Pai de três filhos, Davi, de 4 anos, Henri, de 2, e Beni, de 4 meses — todos do relacionamento com a influenciadora Gabi Brandt —, Saulo Poncio é filho de Simone e do pastor Márcio Poncio, membro da Igreja da Nuvem e suplente no cargo de deputado feral no Rio de Janeiro.
Leia a íntegra do comunicado divulgado na página oficial de Saulo Poncio
*Com informações de Caroline Ferreira, em colaboração para a CNN
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil