• qui. jan 23rd, 2025

Investimentos em infraestrutura precisam de taxa de juros mais acomodadas, diz CEO da MoveInfra

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (9), Natália Marcassa, CEO da MoveInfra afirmou que, para que investimentos no setor de infraestrutura sejam efetivos, é preciso de uma taxa de juros mais “acomodada” e um ambiente econômico com menos imprevisibilidade.

“Precisamos de um ambiente mais previsível. São negócios de longo prazo em que a taxa de juros tem de ser mais acomodada. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é importante nessa trajetória para que o negócio seja viável. E, trazer e adicionar imprevisibilidade, torna a decisão mais difícil”, disse.

A CEO comentou sobre as falas do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O ministro afirmou que o governo pretende, na próxima semana, um decreto com alterações no Marco Legal do Saneamento.

O ministro disse ainda que o Executivo deve rever o papel da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), retirando dela, o papel de baixar normas de referência para o setor.

Outra emenda que tramita atualmente no Congresso, apresentada pelo deputado Danilo Forte (União), propõe  transferir parte significativa do poder decisório das agências reguladoras federais para concelhos formados por representantes de ministérios, de consumidores, de empresas, da academia e organizações da sociedade civil.

“Tirar poder da agência reguladora é, com certeza, minimizar investimento. É, com certeza, assustar o investidor”, disse a CEO.

Marcassa afirmou ainda que uma questão a ser discutida sobre infraestrutura é a financiabilidade dos projetos.

“A questão super importante é sobre financiabilidade. Estamos com uma taxa de juros bastante elevada, com bastante investimentos contratados e precisamos discutir financiabilidade desses projetos”.

Veja a entrevista completa no vídeo acima. 

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem