• qui. jan 23rd, 2025

Itamaraty deixa ônibus a postos para deslocar brasileiros para sul de Gaza

Ouvir notícia

Após Israel dar 24 horas para que civis deixem o norte de Gaza, o Itamaraty disponibilizou um ônibus fretado para levar brasileiros para a região sul.

O grupo que está em uma escola católica da região, no entanto, decidiu não fazer o trajeto neste momento.

Os relatos são de medo pelo deslocamento e também receio de não encontrar local de acolhimento disponível no lado sul, que está sem água e sem energia elétrica.

O número de brasileiros abrigados nessa escola católica do norte de Gaza aumentou para 19 nesta sexta-feira (13). São 11 crianças, cinco mulheres e três homens. Apenas 10, no entanto, fazem parte dos que desejam ser repatriados ao Brasil. Os outros nove só buscam refúgio e já informaram que preferem seguir em Gaza.

Entre os que desejam voltar para o Brasil está Shahed al-Banna. Ela chegou ao abrigo nesta sexta e resume porque o grupo está com medo, seja qual for a decisão tomada.

“Os israelenses mandaram todo o povo da Faixa de Gaza saírem de casa e irem para o sul. A gente achava que a escola era um local seguro para nós, mas agora não é um lugar seguro. Eles vão entrar e acabar com tudo: os prédios, as árvores, crianças, pessoas, tudo vai ser morto”, desabafou a jovem de 18 anos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou nesta quinta-feira (13) um voo extra para trazer os brasileiros que estão em Gaza. O VC-2 — aeronave da Presidência da República — já está em Roma e aguarda orientações. A melhor opção levantada até aqui é retirar o grupo pela passagem de Rafah, região do sul de Gaza que faz fronteira com o Egito.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou pessoalmente nas negociações pelo resgate dos brasileiros na zona mais crítica do conflito. Ele ligou para o presidente de Israel, Isaac Herzog. Lula pediu a abertura de um corredor humanitário entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Antes, o chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim, já tinha feito contato com Faiza Aboul Naga, assessora de assuntos de segurança do presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.

O Palácio do Itamaraty também não descarta a possibilidade de fazer contato com o Hamas para garantir a retirada dos brasileiros em segurança.

VÍDEO: Mesmo com aviso de Israel; Hamas insiste para que população fique em Gaza

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem