Os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Kim Kataguiri (União Brasil-SP) condenaram o ataque aos Três Poderes, ocorrido no domingo (8), e debateram a responsabilização pelos crimes cometidos na capital federal. Eles concederam entrevista à CNN nesta segunda-feira (9).
Ambos os parlamentares apontaram que os atos antidemocráticos não se relacionam com o debate de ideias entre governo e oposição e devem ser condenados.
“O que aconteceu ontem nada tem a ver com o debate democrático, de ideias e de opiniões divergentes sobre um projeto de país. O que aconteceu ontem foi uma ação contra qualquer parâmetro constitucional, realmente criminosos”, disse Jandira Feghali.
Kim Kataguiri, por sua vez, classificou a ação como terrorista e afirmou que eles enfraquecem a oposição ao governo federal. “Eu, sendo um deputado de oposição, não me sinto representado de nenhuma maneira pelos que cometeram os atos de vandalismo. Pelo contrário, acho que isso enfraquece a oposição”, disse.
Para o deputado, tanto a pasta da Segurança Pública do Distrito Federal, então comandada por Anderson Torres, quanto a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falharam em controlar os atos. “O governo federal sabia que isso iria acontecer, agiu tardiamente e tem responsabilidade pelo que aconteceu”, apontou
Jandira disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também é responsável pelos crimes ocorridos em Brasília.
“Eu acho que Bolsonaro tem uma grande responsabilidade sobre isso e tudo que se acumulou durante todo esse período. É o clímax da chamada aniquilação dos parâmetros do que se chama oponente. Tudo que se acumulou na agressão ao outro ocorreu ontem com o patrimônio público”, disse.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil