A primeira-dama Janja da Silva foi vista, nesta sexta-feira (21), fazendo compras na loja de luxo Zegna, em Lisboa, durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Portugal.
Procurada pela CNN, a assessoria de Janja informou que “houve um imprevisto” e ela “saiu para comprar uma gravata para o presidente. A loja em questão era a mais próxima e de fácil acesso”.
A comitiva presidencial ficará em Portugal entre os dias 21 e 25 e depois parte para Madri, na Espanha, onde ficará entre os dias 25 e 26.
No dia 22, Lula participa da Cimeira Luso-Brasileira, encontro promovido pelo governo português, com a presença do presidente Marcelo Rebelo e do primeiro-ministro António Costa. O evento bilateral acontece pela primeira vez, depois de um hiato de sete anos.
No dia 23 a agenda está em aberto, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.
No dia 24, o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
Após recusa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em assinar o prêmio de 100 mil euros, atribuído em 2019, o cantor e compositor será homenageado em cerimônia no Palácio Nacional de Queluz, em Sintra, nos arredores de Lisboa, com a participação de Lula.
No dia 25, o chefe do Executivo resolveu evitar polêmicas e decidiu não participar da sessão solene de comemoração da Revolução dos Cravos, no parlamento português.
A presença do brasileiro e, principalmente, a possibilidade de Lula discursar na cerimônia, que celebra o episódio histórico de deposição da ditadura salazarista em 1974, gerou controvérsia política na Assembleia da República e oposição de partidos políticos.
Na tarde do dia 25, Lula viajará a Madri. A agenda na Espanha ainda não está definida, mas Lula deve se reunir com empresários e com autoridades, entre eles o presidente Pedro Sánchez.
(*Publicado por Douglas Porto com informações de Priscila Yazbek)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil