• qui. jan 23rd, 2025

Kelvin Kiptum pulveriza o recorde mundial da maratona

Ouvir notícia

O queniano Kelvin Kiptim assombrou o mundo do esporte neste domingo (8), ao bater o recorde mundial da maratona, em Chicago, em 2h00min35s. Com o tempo, ele baixa em mais de 30 segundos a marca anterior, registrada pelo compatriota Eliud Kipchoge.

Esta foi apenas a terceira maratona da carreira de Kiptim, que tem somente 23 anos.

A marca conquistada pelo queniano na Maratona de Chicago aproxima a humanidade de um dos objetivos mais desafiadores da história do esporte: completar uma maratona oficial em menos de duas horas. Esse desafio tem sido o foco do desenvolvimento de produtos das grandes fabricantes de materiais esportivos do mundo.

Em 2019, o antigo recordista Eliud Kipchoge completou uma prova organizada por um patrocinador com um tempo de 1h59m40s, mas a marca não foi homologada porque o evento não era oficial e contou com uma série de facilidades: era uma prova sem concorrentes, com a rota escolhida pelo queniano, com luzes marcando as passadas, com atletas batedores para ajudar na manutenção do ritmo e na quebra do vento, além de ciclistas para garantir a hidratação de Kipchoge sem paradas.

Este é a segundo título de uma maratona Major da carreira de Kelvin Kiptum. A primeira foi conquistada em abril, em Londres.


Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem