O líder norte-coreano Kim Jong Un mostrou sua filha ao mundo pela primeira vez nesta sexta-feira (18) em fotos impressionantes que mostram os dois de mãos dadas inspecionando o lançamento do maior míssil balístico do país com armas nucleares no dia anterior.
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico intercontinental Hwasong-17 (ICBM) na sexta-feira, informou a agência de notícias estatal KCNA.
A maior surpresa, no entanto, foi a presença da filha de Kim, cuja existência nunca havia sido confirmada publicamente antes.
A KCNA não deu o nome da menina, que é vista nas fotos com um casaco branco de mãos dadas com o pai enquanto olham para o enorme míssil .
“Esta é a primeira ocasião observada em que vimos a filha de Kim Jong Un em um evento público”, disse Michael Madden, especialista em liderança da Coreia do Norte no Stimson Center, com sede nos Estados Unidos . “É altamente significativo e representa um certo grau de conforto da parte de Kim Jong Un que ele a exponha em público dessa maneira.”
Acredita-se que Kim tenha até três filhos, duas meninas e um menino, disseram especialistas. Alguns observadores acreditam que uma dessas crianças foi vista em filmagens das comemorações de um feriado nacional em setembro.
Em 2013, o astro aposentado do basquete americano Dennis Rodman disse que Kim tinha uma filha “bebê” chamada Ju Ae. Depois de uma viagem à Coreia do Norte naquele ano, Rodman disse ao jornal The Guardian que passou um tempo com Kim e sua família e segurou o bebê.
Estima-se que Ju Ae tenha entre 12 e 13 anos de idade, o que significa que em cerca de quatro a cinco anos ela estará se preparando para frequentar a universidade ou entrar no serviço militar, disse Madden.
“Isso indicaria que ela será educada e treinada para assumir a liderança — pode ser uma preparação para ela assumir a posição de líder central ou ela pode se tornar uma conselheira e jogadora de bastidores como sua tia”, disse ele.
A Coreia do Norte nunca anunciou quem seguiria Kim no caso de ele ficar incapacitado e, com poucos detalhes conhecidos sobre seus filhos pequenos, analistas especularam que sua irmã e seus partidários poderiam formar uma regência até que um sucessor tivesse idade suficiente para assumir.
A aparição da filha do líder neste evento pode sugerir sucessão hereditária de quarta geração e que as elites norte -coreanas precisam se preparar para essa eventualidade, acrescentou Madden.
“Sua presença é para um público de elite”, disse ele.
A esposa de Kim, Ri Sol Ju, também fez uma rara aparição no lançamento de sexta-feira, de acordo com a KCNA.
“Sempre que Ri Sol Ju aparece, há uma mensagem estratégica envolvida. Normalmente projetada para conter as tensões, combater outras mensagens agressivas (como testes) ou mostrar a coesão da família Kim em tempos de problemas internos”, disse Ken Gause, líder da Coreia do Norte especialista da CNA, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos.
A presença dela também se encaixa na tendência de Kim “normalizar” a política dentro do regime e a dinâmica em torno de sua posição como líder supremo, acrescentou Gause.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil