Mulheres e negros estão entre os nomes de ministros que serão anunciados, nesta quinta-feira, pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O advogado e escritor, Silvio Almeida, será o novo ministro de Direitos Humanos, depois de vencer a resistência de alas do PT que defendiam a escolha de algum político do partido para pasta.
Escolhido por Lula, ele e o presidente eleito estiveram juntos na semana passada, como a CNN antecipou, no Natal dos Catadores, em São Paulo. Está é considerada uma das principais áreas de atuação do novo governo porque passa pelo resgate da pauta social com dimensão também em agendas que o Brasil quer ter destaque no cenário internacional.
A pasta de Direitos Humanos terá trabalho conectado com o novo ministério de Igualdade Racial, que será entregue a Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora assassinada, em 2018.
A presidente do PCdoB, Luciana Santos, é outra mulher que também deve ter o nome anunciado. No caso dela, para o comando do Ministério de Ciência e Tecnologia. O partido é aliado histórico do PT. Luciana foi um dos políticos que estiveram ao lado da ex-presidente Dilma Roussef até o fim do processo de impeachment. A legenda pleiteava a Cultura, mas, por decisão de Lula, a escolhida foi a cantora Margareth Menezes.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil