• qui. jan 23rd, 2025

Lula diz que convidará Papa Francisco para o Círio de Nazaré

Ouvir notícia

O presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT) afirmou neste sábado (17) que aproveitará seu encontro com o Papa Francisco, no início da próxima semana, para convidá-lo a participar do Círio de Nazaré, festa religiosa organizada há mais de 200 anos em Belém.

As declarações foram feitas em um evento em Abaetetuba (PA), onde foram entregues 22 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

“Seria extraordinário se ele [Papa Francisco] pudesse participar, aqui no Estado do Pará, do Círio de Nazaré, mas se ele não vier… Eu vou conversar, eu vou pessoalmente, eu já tenho audiência: terça-feira, duas e meia da tarde, já estarei com o Papa. Vou convidá-lo e vou pedir bênção para todo o povo do Pará e Abaetetuba”, disse Lula.

O presidente viajará para a Europa na segunda-feira (19), onde terá reuniões em Roma e em Paris. O pontífice teve alta hospitalar ontem, depois de nove dias internado por causa de uma cirurgia de hérnia intestinal.

O Círio de Nazaré, procissão católica em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, ocorre todos os anos em outubro e é uma das festas mais populares no calendário religioso da Igreja Católica no Brasil.

Economia

Lula também comentou o resultado positivo dos números da economia como a baixa do dólar, a diminuição do preço da gasolina, do diesel e da carne. Além disso, ele disse que vai baixar ainda mais.

“A gente vai diminuir mais a inflação, a gente vai gerar mais emprego. Mais emprego gera mais salário, mais salário gera mais consumo, mais consumo gera mais emprego e aí a roda gigante da sociedade vai funcionar e todo mundo vai ter oportunidade neste país”, disse.

Na última quarta-feira (14), a agência de classificação de risco S&P Global Ratings mudou a perspectiva de rating (nota de crédito) do Brasil de estável para positiva. A classificação positiva para o Brasil não acontecia desde 2019.

No primeiro trimestre deste ano, o PIB cresceu 1,9%, impulsionado pelo agronegócio, indo além das expectativas. O dólar está em baixa, já o mercado de ações do país tem registrado altas.

O presidente destacou que encontrou 14 mil obras paralisadas, entre creches e escolas, algumas iniciadas por ele mesmo e outras pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Ele reafirmou o compromisso de terminar as obras e fazer mais.

“Nós voltamos agora a retomar todas as obras, inclusive com o “Minha Casa, Minha Vida”. Nós vamos acabar todas as casas que estavam já previstas e vamos fazer mais 2 milhões de casas novas neste país”, explicou Lula.

(Com supervisão de Daniel Rittner)

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem