O embarque para Londres do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a aprovação na Câmara dos Deputados do veto a trechos de decretos de Lula que modificaram o Marco Legal do Saneamento estão entre os destaques desta quinta-feira (4).
Lula embarca nesta quinta (4) rumo a Londres para participar da coroação do rei Charles III
O horário da partida não foi divulgado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a chegada em Londres está prevista para ocorrer por volta das 12h de sexta-feira (5) – no horário local.
O primeiro compromisso do presidente será um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Não há previsão de assinatura de acordos ou termos de cooperação.
No entanto, os dois chefes de Estado devem reforçar parcerias já existentes. É o caso do desenvolvimento de vacina contra covid-19 e a participação do Reino Unido em programas ligados à proteção da Amazônia. Recentemente o Brasil também firmou acordo para aquisição de navio-patrulhas para a Marinha.
Câmara aprova sustar parte de mudanças feitas pelo governo Lula em Marco do Saneamento
Na prática, o projeto quer tornar sem efeito vários trechos de decretos de Lula sobre o tema.
O placar foi de 295 votos a favor e 136 contra. Houve uma abstenção. O texto agora segue para análise do Senado Federal.
Um requerimento de urgência havia sido aprovado por 322 a 136 votos antes na mesma sessão da Casa para que o mérito do texto pudesse ser analisado logo em plenário. Aliados de Lula tentaram adiar a análise do tema, sem sucesso.
Antes da sessão, um dos líderes do centrão envolvidos na articulação em prol da derrubada das mudanças feitas por Lula disse à reportagem, sob reserva, que parte dos parlamentares iria votar dessa maneira para demonstrar um descontentamento perante o governo Lula.
Regras diplomáticas beneficiaram que Bolsonaro entrasse nos EUA sem cartão de vacinação, avaliam especialistas
Foi deflagrada na quarta-feira (3), pela Polícia Federal (PF), a Operação Venire, que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra a doença causada pelo coronavírus nos sistemas do Ministério da Saúde (SI-PNI e RNDS). Bolsonaro teve seu celular apreendido na ocasião.
As inserções, conforme a PF, ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Nesse período, o ex-chefe do Executivo esteve nos EUA por três vezes:
- Cúpula das Américas: 9 de junho de 2022
- Assembleia-Geral da ONU: 19 de setembro de 2022
- Viagem pessoal: 30 de dezembro de 2022
Defesa de Bolsonaro deixa em aberto data de depoimento à PF sobre registro de vacina
A oitiva não aconteceu nesta quarta-feira (3), porque a defesa alegava não ter tido acesso ao processo e acusações. Moraes, entretanto, retirou, na tarde desta quarta, o sigilo do processo.
A declaração foi feita por Paulo Cunha Bueno, um dos advogados do ex-chefe de Estado, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3). Os representantes também pontuam que não haveria “qualquer motivo” para a prática.
“A contrario sensu do quanto amplamente noticiado na data de hoje, não haveria qualquer motivo para que o Ex-Presidente promovesse ou determinasse a confecção de certificados falsos”, destacaram.
Lula e novo ministro do GSI se reúnem com alto Comando do Exército
Os três foram em seguida ao Quartel-General do Exército e conversaram com os generais de quatro-estrelas, entre eles o comandante da Força Terrestre, general Tomás Paiva. Nenhum deu declarações públicas após o encontro. Mas Lula apresentou Amaro aos demais generais como seu novo ministro.
O nome de Marcos Amaro, um militar da reserva com experiência na função (chefiou a Casa Militar no governo Dilma Rousseff), recebeu respaldo de ambos para chefiar o órgão em substituição ao general Gonçalves Dias. Amigo de Lula, o ex-ministro foi demitido depois de virem a público vídeos sobre a atuação do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil