• qui. jan 23rd, 2025
Ouvir notícia

O embarque para Londres do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a aprovação na Câmara dos Deputados do veto a trechos de decretos de Lula que modificaram o Marco Legal do Saneamento estão entre os destaques desta quinta-feira (4).

Lula embarca nesta quinta (4) rumo a Londres para participar da coroação do rei Charles III

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta quinta-feira (4) para o Reino Unido, onde participará da cerimônia de coroação do rei Charles III.

O horário da partida não foi divulgado. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a chegada em Londres está prevista para ocorrer por volta das 12h de sexta-feira (5) – no horário local.

O primeiro compromisso do presidente será um encontro com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. Não há previsão de assinatura de acordos ou termos de cooperação.

No entanto, os dois chefes de Estado devem reforçar parcerias já existentes. É o caso do desenvolvimento de vacina contra covid-19 e a participação do Reino Unido em programas ligados à proteção da Amazônia. Recentemente o Brasil também firmou acordo para aquisição de navio-patrulhas para a Marinha.

Câmara aprova sustar parte de mudanças feitas pelo governo Lula em Marco do Saneamento

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (3), um projeto de decreto legislativo que pretende sustar parte das mudanças feitas recentemente pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no marco legal do saneamento básico.

Na prática, o projeto quer tornar sem efeito vários trechos de decretos de Lula sobre o tema.

O placar foi de 295 votos a favor e 136 contra. Houve uma abstenção. O texto agora segue para análise do Senado Federal.

Um requerimento de urgência havia sido aprovado por 322 a 136 votos antes na mesma sessão da Casa para que o mérito do texto pudesse ser analisado logo em plenário. Aliados de Lula tentaram adiar a análise do tema, sem sucesso.

Antes da sessão, um dos líderes do centrão envolvidos na articulação em prol da derrubada das mudanças feitas por Lula disse à reportagem, sob reserva, que parte dos parlamentares iria votar dessa maneira para demonstrar um descontentamento perante o governo Lula.

Regras diplomáticas beneficiaram que Bolsonaro entrasse nos EUA sem cartão de vacinação, avaliam especialistas

Especialistas ouvidos pela CNN explicam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não precisaria apresentar sua carteira de vacinação contra a Covid-19 para entrada nos Estados Unidos como chefe de Estado em missão oficial, de acordo com regras dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC na sigla em inglês).

Foi deflagrada na quarta-feira (3), pela Polícia Federal (PF), a Operação Venire, que investiga a prática de crimes na inserção de dados falsos sobre vacinação contra a doença causada pelo coronavírus nos sistemas do Ministério da Saúde (SI-PNI e RNDS). Bolsonaro teve seu celular apreendido na ocasião.

As inserções, conforme a PF, ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Nesse período, o ex-chefe do Executivo esteve nos EUA por três vezes:

  • Cúpula das Américas: 9 de junho de 2022
  • Assembleia-Geral da ONU: 19 de setembro de 2022
  • Viagem pessoal: 30 de dezembro de 2022

Defesa de Bolsonaro deixa em aberto data de depoimento à PF sobre registro de vacina

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que pretende que o depoimento do ex-presidente à Polícia Federal (PF) sobre a investigação de supostos dados falsos sobre sua vacinação contra a Covid-19 aconteça “o quanto antes”.

A oitiva não aconteceu nesta quarta-feira (3), porque a defesa alegava não ter tido acesso ao processo e acusações. Moraes, entretanto, retirou, na tarde desta quarta, o sigilo do processo.

A declaração foi feita por Paulo Cunha Bueno, um dos advogados do ex-chefe de Estado, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (3). Os representantes também pontuam que não haveria “qualquer motivo” para a prática.

“A contrario sensu do quanto amplamente noticiado na data de hoje, não haveria qualquer motivo para que o Ex-Presidente promovesse ou determinasse a confecção de certificados falsos”, destacaram.

Lula e novo ministro do GSI se reúnem com alto Comando do Exército

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou nesta quarta-feira (3), seu escolhido para assumir o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general da reserva Marcos Amaro, para um almoço com o Alto Comando do Exército. Lula se reuniu em privado com parte dos integrantes da cúpula verde-oliva, depois de conversar com Amaro e o ministro da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto.

Os três foram em seguida ao Quartel-General do Exército e conversaram com os generais de quatro-estrelas, entre eles o comandante da Força Terrestre, general Tomás Paiva. Nenhum deu declarações públicas após o encontro. Mas Lula apresentou Amaro aos demais generais como seu novo ministro.

O nome de Marcos Amaro, um militar da reserva com experiência na função (chefiou a Casa Militar no governo Dilma Rousseff), recebeu respaldo de ambos para chefiar o órgão em substituição ao general Gonçalves Dias. Amigo de Lula, o ex-ministro foi demitido depois de virem a público vídeos sobre a atuação do GSI durante a invasão do Palácio do Planalto, em 8 de janeiro.

Newsletter

Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

* Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem