O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, na tarde desta segunda-feira (14), para Assunção, no Paraguai. Ainda hoje, Lula tem encontro marcado com o ex-presidente Fernando Lugo. Amanhã (15), participa da cerimônia de posse de Santiago Peña, eleito em abril.
O encontro com Lugo será privado. O ex-presidente foi o único político de esquerda a governar o país em mais de seis décadas, e sofreu um impeachment em 2012, um ano antes do fim do seu mandato, acusado de “mau desempenho” de suas funções.
Para a posse de Santiago Peña, do Partido Colorado, está prevista a presença de outros chefes de Estado. São esperados Alberto Fernández, da Argentina, Lacalle Pou, do Uruguai, Gabriel Boric, do Chile, além do Rei Felipe VI da Espanha e representantes de São Vicente e Granadinas, Bolívia e Taiwan.
A ida de Lula à posse é um importante aceno do petista à boa relação que vem construindo com Peña, apesar de estarem em lados opostos da política.
O novo presidente paraguaio, conservador de direita, já esteve duas vezes no Brasil para discutir com o presidente brasileiro questões importantes aos dois países, como o tratado de Itaipu, que precisa ser revisto ainda este ano.
Peña chegou a dizer, em entrevistas, que considera Lula um dos líderes globais mais importantes da atualidade e vem pontuando que quer aproveitar ao máximo da boa relação.
À CNN, no fim de julho, Santiago Peña também manifestou confiança na presidência temporária do Brasil à frente do Mercosul.
Ele disse que essa pode ser uma grande oportunidade para os países sul-americanos avançarem em uma agenda de mais integração.
Lula e Peña têm outras pautas importantes em comum, como a segurança nas fronteiras e combate ao contrabando e ao tráfico de drogas, além da relação comercial dos países, visto que o Brasil é o maior parceiro e origem de investimentos estrangeiros para o Paraguai.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil