Na reta final antes da posse, Lula (PT) trabalha para finalizar o desenho da Esplanada dos Ministérios e distribuir as pastas que restam serem anunciadas para partidos que foram essenciais na aprovação da PEC do Estouro e serão vitais para o novo governo no Congresso Nacional: MDB, União Brasil e PSD.
O Ministério das Cidades, que chegou a ser cobiçado pelo MDB, pode ficar com o União Brasil. A senadora eleita pelo Tocantins e ex-deputada Professora Dorinha Seabra Rezende é cotada para chefiar a pasta, que ainda é alvo de disputa nos bastidores com o MDB.
Uma outra possibilidade para a senadora eleita pelo União seria o Ministério do Turismo, que ficaria para o MDB, caso o partido de Dorinha vença a disputa. Nos bastidores, ela não tem demonstrado interesse pela pasta do Turismo, assim como o MDB.
No quebra-cabeça dos três partidos, a distribuição estudada nesse momento é: Ministérios da Integração e das Cidades para o União Brasil, com Elmar Nascimento e Professora Dorinha, respectivamente; Ministérios do Meio Ambiente e Transportes para o MDB, com Simone Tebet e Renan Filho; e Ministérios de Minas e Energia e Agricultura para o PSD, com Alexandre Silveira e Carlos Fávaro.
A oficialização virá no anúncio de Lula, previsto para a próxima terça ou quarta-feira (27 ou 28), em Brasília.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil