O ex-presidente do Peru Pedro Castillo sofreu impeachment nesta quarta-feira (7) após fazer uma tentativa frustrada de golpe de Estado. Horas antes de o Congresso do país votar uma moção que poderia depor o político, ele declarou estado de exceção e dissolveu parcialmente o Parlamento.
Após o impeachment, Castillo foi detido pela Polícia Nacional do Peru, em Lima. A então vice Dina Boluarte assumiu a presidência ainda nesta quarta.
No Brasil, opositores do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relembraram uma publicação em que o petista parabeniza o peruano após a vitória nas eleições de 2021.
Na ocasião, Lula publicou uma mensagem no Twitter parabenizando Castillo e afirmando que o resultado era “simbólico” e representava “mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina”.
Quero parabenizar @PedroCastilloTe pela importante vitória no Peru e saudar o povo peruano pelas eleições livres e democráticas. O resultado das urnas peruanas é simbólico e representa mais um avanço na luta popular em nossa querida América Latina.
— Lula (@LulaOficial) June 10, 2021
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil