
A reunião convocada pelo governo brasileiro com líderes da América do Sul no Palácio do Itamaraty e a votação do requerimentos da CPI do MST estão entre os destaques desta terça-feira (30).
Líderes da América do Sul se reúnem com Lula e devem discutir reorganização da Unasul
Deverão participar do encontro os presidentes da Argentina, Alberto Fernández; do Chile, Gabriel Boric, e da Venezuela, Nicolás Maduro, entre outros.
CPI do MST se reúne para votar requerimentos e convites
Entre os requerimentos que devem ser votados nesta sessão está uma reunião para “contextualizar e apresentar diagnóstico da situação agrária brasileira”, convidando José Geraldo de Souza Junior e Raquel Rigotto.
Outro ponto que o presidente da CPI, Ricardo Salles (PL-SP), propôs e deve ser apreciado nesta sessão é sobre a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) no assessoramento dos parlamentares.
CPI da Americanas se reúne para votar requerimentos
Entre os requerimentos que devem ser votados está a solicitação de cópia de contratos, estudos e outros documentos relacionados às operações de financiamento, participação societária, entre outras.
Além disso, também podem ser convidados a falar perante a CPI os sócios da PwC e da KPMG, empresas responsáveis por analisar os balanços contábeis da companhia, por exemplo.
Câmara pode votar marco temporal de terras indígenas
A tese do marco temporal, defendida por ruralistas, determina que a demarcação de uma terra só pode acontecer se for comprovado que os indígenas estavam sobre o espaço requerido até o dia 5 de outubro de 1988 — quando a Constituição Federal atual foi promulgada.
Na última quarta-feira (24), o plenário da Câmara aprovou um requerimento para tramitar em regime de urgência um projeto de lei que pode mudar o sistema de demarcação.
Planalto quer salvar MP da reestruturação do governo; votação depende de líderes da Câmara
Um líder da base aliada de Lula na Câmara afirmou à CNN, sob reserva, que deixar a matéria perder a validade “é a pior situação”.
A votação, no entanto, ainda depende de um acordo entre os líderes partidários da Câmara. Uma reunião dos líderes com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), está prevista para acontecer nesta terça-feira (30), por volta da hora do almoço. Na ocasião, devem discutir o assunto e também a votação do projeto que pode mudar o sistema de demarcação de terras indígenas.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Marina Toledo
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil