Após desembarcar em Portugal na manhã de sexta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve encontrar, neste sábado (22), o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro português, António Costa.
Em seu primeiro dia com compromissos oficiais, o presidente brasileiro deve iniciar sua agenda às 10h30 no horário local (6h30 no horário de Brasília), em uma cerimônia de boas-vindas na Praça do Império, no Mosteiro dos Jerónimos.
Às 11h (7h no horário de Brasília), no mesmo local, ele deve participar de uma homenagem póstuma ao poeta Luís de Camões.
Em seguida, Lula participa de uma reunião ampliada com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Às 13h (9h no horário de Brasília), ele também almoçará com o primeiro-ministro do país, António Costa.
À tarde, às 14h30 (10h30 no horário de Brasília), Lula fará a abertura da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, no Centro Cultural de Belém. A cúpula discutirá temas bilaterais nas áreas política, econômica e de tecnologia, além de assuntos globais como mudança do clima e a guerra no leste europeu.
Na etapa final do evento, às 16h15 (12h15 no horário de Brasília), a previsão é que os representantes dos dois países assinem dez acordos e termos de cooperação.
Dentre eles, o que concede equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal, de modo que migrantes entre as duas nações não vão precisar fazer teste para revalidar diplomas dessas etapas. Outro acordo permitirá que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.
Também devem ser assinados atos nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
À noite, às 20h (16h no horário de Brasília), o presidente brasileiro será recebido num jantar no Palácio Nacional da Ajuda.
Confira a agenda dos próximos dias:
No domingo (23), não há compromissos oficiais previstos, mas espera-se que Lula visite a Câmara Municipal de Lisboa.
No dia 24, o presidente viaja de manhã a Matosinhos para encontros com empresários e de tarde participa da entrega do Prêmio Camões a Chico Buarque.
No dia 25, o presidente comparecerá à sessão solene na Assembleia Nacional, na data que marca a Revolução dos Cravos, de 1974. A tarde, Lula viajará a Madri.
A agenda na Espanha ainda não está definida, mas o presidente brasileiro deve se reunir com empresários e autoridades, entre eles o presidente espanhol Pedro Sánchez.
*Publicado por Fernanda Pinotti, com informações de
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil