Em entrevista à CNN neste domingo (25), o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, disse que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “vai enfrentar o maior desafio econômico, em termos de custos, dificuldade de crescimento e riscos fiscais, desde o Plano Real”.
“É um desafio composto por um cenário internacional desfavorável, fruto dos efeitos da pandemia, da guerra na Ucrânia e ameaças de invasão de Taiwan por Pequim. Tudo isso gera um clima de extrema incerteza, que tem inclusive provocado uma discussão sobre uma reconfiguração das cadeias mundiais de suprimentos, o que tornaria a própria economia mundial menos eficiente”, disse ele.
Também entra no pacote um “fim da era dos juros baixos”, graças aos efeitos da pandemia nos preços, e a maior inflação dos últimos 40 anos.
Segundo o ex-ministro da Fazenda, o cenário doméstico tampouco será fácil de digerir em 2023.
“A situação fiscal é muito séria, e o governo precisa dar sinais de que está disposto a uma grande negociação com a sociedade em torno do estabelecimento de regras que evitem uma insustentabilidade da dívida pública, que levaria a uma fuga de capitais, aumento dos juros futuros e do custo do Tesouro, depreciação cambial e alta inflacionária”, disse Maílson.
“Tudo isso significa menor potencial de crescimento e mais sofrimento para classes menos favorecidas.”
Confira a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil