A viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da COP27 no Egito, e a reunião dos presidentes dos EUA e China, Joe Biden e Xi Jinping, na Indonésia, dias antes de uma cúpula do G20, estão entre os destaques desta segunda-feira (14).
COP27: Lula terá encontro com governadores da Amazônia e fala na área da ONU
Na quarta-feira, 16, Lula participa, às 11 horas (6 horas no fuso de Brasília) do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).
Às 17h15 (12h15 no fuso de Brasília) de quarta, Lula faz pronunciamento na área das Nações Unidas (zona azul). Na quinta-feira, 17, às 10 horas (5h em Brasília), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira no pavilhão Brazil Hub, e, às 15 horas (10h em Brasília), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
Ainda segundo informações da âncora CNN Daniela Lima, trazidas na última sexta-feira (11), Lula também terá reuniões, ainda na COP, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Ambos sem data definida.
Após a COP, o petista vai para Portugal, onde tem encontro com os chefes de Estado Marcelo Rebelo, presidente do país, e o primeiro-ministro, António Costa.
Biden e Xi se reúnem nesta segunda-feira (14) antes da cúpula do G20
Os dois líderes devem discutir as ambições nucleares de Taiwan, Ucrânia e Coreia do Norte, questões que também irão pairar sobre o G20, que se abre na terça-feira (15) sem a presença do presidente russo, Vladimir Putin.
O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, representará o presidente russo na cúpula do G20 – a primeira desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro – depois que o Kremlin disse que Putin estava ocupado demais para comparecer.
Na véspera da reunião com Xi, Biden disse aos líderes asiáticos no Camboja que as linhas de comunicação dos EUA com a China permaneceriam abertas para evitar conflitos, com negociações difíceis quase certas nos próximos dias. Ele chegou a Bali no final do domingo.
Manifestantes hostilizam ministros do STF na porta de hotel em Nova York
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, manifestantes gritam e xingam os magistrados quando eles saem do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente.
Quando o ministro Gilmar Mendes sai do hotel rumo ao veículo, uma das pessoas grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.
Alckmin anunciará novos integrantes do gabinete de transição nesta segunda-feira
Alckmin foi nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como coordenador da transição. Ele fica responsável por todos os atos jurídicos e portarias durante esse período. O servidor Jorge Rodrigo Araújo Messias é o coordenador jurídico do gabinete.
No último sábado (12), foram confirmados mais dois nomes: o economista Luciano Coutinho, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o grupo de Indústria, Comércio e Serviço; e a apresentadora Bela Gil, filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, na equipe de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Com Covid-19 em alta, secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara
Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.
Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Léo Lopes
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil