O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Brasil neste domingo (7) após viajar para Londres, onde participou da coroação do rei Charles III.
O evento aconteceu na manhã do sábado (6), na Abadia de Westminster. O chefe do Executivo e a primeira-dama Janja Silva embarcaram no mesmo dia rumo ao Brasil.
Bom dia. De volta ao Brasil. Nesta semana, anunciamos o reajuste do salário mínimo e do valor de isenção para o imposto de renda. Também tivemos a aprovação na Câmara do nosso PL para igualdade salarial entre homens e mulheres. Retomamos o conselhão, firmamos acordos com governos… pic.twitter.com/rYgsGKeC2k
— Lula (@LulaOficial) May 7, 2023
Lula chegou a Londres na sexta-feira (5), quando se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, para uma reunião bilateral, em que foi anunciada uma contribuição do Reino Unido com o Fundo Amazônia. Nas redes sociais, o premiê disse que o país deve contribuir com 80 milhões de libras (cerca de meio bilhão de reais) para o Fundo.
President @LulaOficial has exhibited great leadership on climate change. I’m pleased the UK will contribute £80 million to the Amazon Fund – so we can help stop deforestation and protect biodiversity.
Thank you for visiting, Mr President, on this special #Coronation weekend… pic.twitter.com/lao0oJka9n
— Rishi Sunak (@RishiSunak) May 5, 2023
No mesmo dia, Lula e outras autoridades foram recebidas pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham. A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, compartilhou foto de Lula cumprimentando Charles III. Ela descreveu o momento como “uma prova do imenso carinho do rei pelo Brasil e pelos brasileiros”. A primeira-dama Janja também estava presente.
Sua Majestade recebeu hoje o Presidente @LulaOficial e @JanjaLula no Palácio de Buckingham. Uma prova do imenso carinho do Rei pelo Brasil e pelos brasileiros
📷: Ian Jones pic.twitter.com/9puGX8q0p8
— Stephanie Al-Qaq (@salqaq) May 5, 2023
No sábado (6), Lula afirmou em pronunciamento que o rei Charles III pediu que ele cuidasse da Amazônia.
“A primeira coisa que o rei disse para mim foi para cuidar da Amazônia. E eu falei: ‘eu preciso de ajuda’”, contou o presidente em seu pronunciamento. “Não é só nossa vontade, eu preciso de ajuda e muitos recursos.”
*Publicado por Flávio Ismerim
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil