• qui. jan 23rd, 2025

Madonna comemora 64 anos: fatos e curiosidades sobre a Rainha do Pop

ago 16, 2022
Ouvir notícia

Em 2022, Madonna comemora 40 anos de carreira.

Foi em 1982, que a cantora assinou um contrato com Sire Records, uma afiliada da Warner Bros. Records, dando início à sua longa trajetória nos palcos e na cultura pop mundial.

Madonna já vendeu 64 milhões de discos e foi nomeada a 28 Grammys, mas para além de suas músicas, shows, álbuns e prêmios, sua vida pessoal sempre teve momentos marcantes, como seus casamentos, a adoção de quatro crianças e seu trabalho social.

Confira abaixo mais sobre a vida de Madonna, que completa nesta terça-feira (16), 64 anos.

Vida Pessoal

Data de nascimento: 16 de agosto de 1958

Local de nascimento: Bay City, Michigan

Nome de nascimento: Madonna Louise Veronica Ciccone

Pai: Silvio Ciccone, engenheiro

Mãe: Madonna (Fortin) Ciccone

Casamentos: Guy Ritchie (22 de dezembro de 2000 a 21 de novembro de 2008); Sean Penn (16 de agosto de 1985 – 14 de setembro de 1989)

Filhos: adotados: Mercy, Stella e Esther (gêmeas); adotado com Guy Ritchie: David; com Guy Ritchie: Rocco; com Carlos León: Lourdes

Educação: Frequentou a Universidade de Michigan com uma bolsa de estudos de dança, 1976-1978

Outros fatos importantes da vida da cantora Madonna

Já vendeu mais de 64 milhões de álbuns nos Estados Unidos com 12 discos multi-platina.

Nomeada para 28 Grammy Awards, com sete vitórias.

Linha do tempo

Madonna no início dos anos 1980/ Reprodução/Instagram

Início dos anos 1980 – Apresenta-se em danceterias de Nova York com bandas como The Millionaires, Modern Dance e Emmy.

1982 – Assina um contrato com a Sire Records, uma afiliada da Warner Bros. Records.

1983 – É lançado seu álbum de estreia auto-intitulado. Ele apresenta sucessos como “Borderline”, “Lucky Star” e “Burning Up”.

1984 – Madonna canta a música “Like a Virgin”, em um vestido de noiva, no primeiro MTV Video Music Awards. A performance provocativa ajuda a impulsionar a música para o topo da parada de singles da Billboard. É seu primeiro single número 1.

1985 – Estrela no filme “Procura-se Susan Desesperadamente”, e lança sua primeira grande turnê.

1988 – Faz sua estreia na Broadway na peça de David Mamet, “Speed-the-Plow”.

1990 – MTV proíbe seu vídeo sexualmente explícito “Justify My Love”.

10 de maio de 1991 – É lançado “Na Cama com Madonna”, um documentário sobre a turnê “Blond Ambition” de Madonna.

25 de fevereiro de 1992 – Ganha um Grammy de Melhor Vídeo Musical por “Madonna – Blond Ambition World Tour Live”.

Abril de 1992 – Time Warner assina com Madonna um contrato multimídia que inclui álbuns, livros e vídeos. Com o acordo, ela lança sua própria gravadora, a Maverick Records. Alegadamente, o contrato vale US$ 60 milhões.

1992 – O livro de fotos de Madonna intitulado “Sex” é publicado e, em uma semana, encabeça a lista de mais vendidos do “New York Times”.

1992-2004 – Chefe da Maverick Records.

Março de 1994 – Aparece no “The Late Show with David Letterman”. A entrevista cheia de palavrões recebe altas classificações, mas também leva os espectadores a escrever cartas de reclamação à FCC. A revista “Rolling Stone” mais tarde o classifica como um dos momentos de TV mais icônicos de Letterman.

14 de dezembro de 1996 – “Evita”, estrelado por Madonna como personagem-título em uma adaptação cinematográfica do musical da Broadway, estreia em Los Angeles. O filme ganha um Oscar de Melhor Canção Original e outras quatro indicações em categorias técnicas.

24 de fevereiro de 1999 – Ganha três prêmios Grammy, por Melhor Gravação Dance por “Ray of Light”, Melhor Álbum Pop por “Ray of Light” e Melhor Vídeo Musical Curto por “Ray of Light”.

23 de fevereiro de 2000 – Ganha um Grammy de Melhor Canção para Filme, Televisão ou Outras Mídias Visuais por “Beautiful Stranger”, da trilha sonora de “Austin Powers”.

28 de agosto de 2003 – Beijos Britney Spears e Christina Aguilera no palco do MTV Video Music Awards.

16 de agosto de 2005 – cai de um cavalo em sua casa nos arredores de Londres, sofrendo três costelas quebradas, uma clavícula quebrada e uma mão quebrada.

2006 – Cria um grupo sem fins lucrativos chamado Raising Malawi, que presta ajuda a crianças no Malawi.

Outubro de 2006 – Madonna e Ritchie iniciam o processo de adoção de um menino chamado David Banda do Malawi, apesar das leis que proíbem não residentes de adotar crianças malauianas. Grupos de direitos das crianças tentam bloquear a adoção, mas Madonna e Ritchie acabam sendo autorizados a adotar a criança.

2007 – Ganha um Grammy de Melhor Álbum Eletrônico/Dance por “Confessions on a Dance Floor”.

2008 – Ganha um Grammy de Melhor Vídeo Musical Longo por “The Confessions Tour”.

2008 – Estreia na direção, “Sujos e Sábios”, estreia no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

2008 – É introduzida no Rock & Roll Hall of Fame.

2008 – Escreve e produz o documentário “I Am Because We Are”, sobre AIDS no Malawi.

12 de junho de 2009 – O tribunal superior do Malawi anula uma decisão do tribunal inferior, decidindo que Madonna terá permissão para adotar uma menina de três anos do país.

2009 – Anuncia planos para construir uma escola para meninas em Lilongwe, capital do Malawi. Dois anos depois, o projeto é abandonado.

2012 – Apresenta-se no show do intervalo do Super Bowl XLVI.

Abril de 2013 – Um porta-voz do governo do Malawi acusa Madonna de exigir tratamento VIP durante uma visita de boa vontade ao país no início do mês. Em comunicado, Madonna nega ter pedido tratamento especial e diz que viajou ao Malawi para visitar escolas financiadas por sua organização sem fins lucrativos, Raising Malawi.

Setembro de 2013 – Anuncia um novo projeto chamado Art for Freedom, que visa combater a intolerância e a opressão através da arte.

Fevereiro de 2017 – Madonna anuncia via Instagram que adotou gêmeas do Malawi.

Julho de 2017 – Abre o Mercy James Institute for Pediatric Surgery and Intensive Care. O hospital em Blantyre, Malawi, recebeu o nome de sua filha adotiva.

2018 – Um juiz da Suprema Corte de Nova York decide que o site de leilões GottaHaveRockandRoll.com pode prosseguir com a venda de memorabilia que pertenceu a Madonna, que inclui uma carta de 1995 do rapper Tupac Shakur. Madonna entrou com uma liminar em julho de 2017 para impedir o leilão dos itens.

Madonna lança a coletânea “Finally Enough Love”, com reedições das músicas mais dançantes de seus 40 anos de carreira / Divulgação

2019 – Nate Hollander, um fã, entra com uma ação no tribunal do condado de Miami-Dade contra Live Nation e Madonna, alegando que a mudança nos horários de início de sua Madame X Tour é uma quebra de contrato feito entre a cantora e o comprador do bilhete.

2020 – O Instagram sinaliza e remove uma publicação de Madonna depois que ela compartilha um vídeo com um grupo de médicos fazendo alegações falsas e duvidosas relacionadas ao coronavírus.

O vídeo, publicado pela mídia de direita Breitbart News, mostra um grupo de pessoas vestindo jalecos brancos que se autodenominam “Médicos da Linha de Frente da América” ​​dando uma coletiva de imprensa em frente à Suprema Corte dos EUA em Washington, DC.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem