Magnus Carlsen foi eliminado da Champions Chess Tour Chessable Masters 2023, seu último torneio como campeão mundial de xadrez. Ele foi derrotado na final da repescagem para o americano Hikaru Nakamura, em uma jogada infeliz.
Após empatar suas duas primeiras partidas, a dupla se enfrentou em um confronto do Armagedom – semelhante ao xadrez normal, mas o preto tem chances de empate, o que significa que se o preto empatar o jogo, ele vencerá e o preto começará com menos tempo no relógio do que o branco – para decidir quem enfrentaria Fabiano Caruana na grande final.
Depois de um confronto acirrado, a partida caminhava para seus segundos finais com muito pouco para separar os dois titãs do xadrez.
E foi um momento de azar que separou os dois quando o mouse de Carlsen escorregou e colocou a sua dama na posição F6 permitindo que Nakamura a pegasse e selasse a vitória.
Nakamura – vestindo uma camiseta estampada com “Eu literalmente não me importo” na frente – comemorou com um soco enquanto o pentacampeão mundial Carlsen podia ser visto exclamando e fazendo caretas de frustração.
“Você está tentando defender, defender, defender, e ele não pode vencer todas as partidas”, disse Nakamura ao site chess.com depois da partida.
“Eu sei que ele é o maior jogador de todos os tempos, mas ele não pode vencer todas as partidas! Alguém não pode simplesmente ter sorte todas as vezes. Foi bom para uma mudança ter algo do meu jeito.
O americano passou a igualar a rivalidade da dupla a dois dos gigantes da Major League Baseball.
“É como comparar o New York Yankees e o Boston Red Socks. Quero dizer, os Red Socks venceram a World Series em 1918; eles não ganharam novamente até, acho que foi em 2004”, disse Nakamura.
“Sabe, nos últimos dois anos, encontrei uma maneira de jogar bem… Acho que o principal é não desmoronar contra Magnus. No passado, eu teria desmoronado muito rapidamente”. Carlsen sai de seu torneio final como campeão mundial com US$ 15.000.
O norueguês está optando por abrir mão de seu manto como campeão mundial este ano, depois de se retirar do Campeonato Mundial de Xadrez deste mês, onde teria defendido seu título contra o número 2 do mundo, Ian Nepomniachtchi.
Ele disse no passado que desistiria do título a menos que seu adversário representasse “a próxima geração” e citou Alireza Firouzja.
Mas a vitória de Nepomniachtchi no Torneio de Candidatos de 2022 levou Carlsen a anunciar que haveria um novo campeão mundial após um longo reinado no topo.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil