• qui. jan 23rd, 2025

Maior parte do Brasil tem risco de chuva forte nesta terça-feira (29)

Ouvir notícia

A maior parte do Brasil possui risco de chuva forte nesta terça-feira (29), de acordo com a previsão dos meteorologistas da Climatempo.

“O ar quente úmido que predomina sobre o Brasil e a circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, geram a formação de muitas nuvens carregadas”, indicou a organização.

Áreas de instabilidade se espalham pelo litoral e interior do país provocando fortes chuvas no Sudeste, Norte, Nordeste, parte do Sul e Centro-Oeste.

No Sudeste, o destaque é para pancadas de chuva à tarde e começo da noite em toda a região. No entanto, no Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo pode chover a qualquer hora.

Há risco de deslizamentos de terra e enchentes no litoral sul de São Paulo, Vale do RIbeira e sul do estado de São Paulo.

No Sul, apenas o centro, sul e oeste do Rio Grande do Sul permanecem sem chuva. Há previsão de chuvas fortes para a região metropolitana das capitais Curitiba e Florianópolis.

A Climatempo destaca que o litoral do Paraná, Vale do Itajaí e litoral de Santa Catarina acumularam de 200 mm a 300 mm de chuva, o que propicia enchentes e deslizamentos de terra.

No Centro-Oeste, predomina o sol e tempo seco no oeste e norte de Mato Grosso do Sul e no sudoeste e sul de Mato Grosso.

Já no Goiás, Distrito Federal e no resto de Mato Grosso, o sol aparece em grande parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva com raios no fim do dia.

No Nordeste, há áreas de instabilidade por toda a região, o que espalha nebulosidade.

“A chuva ocorre a qualquer hora, várias vezes no decorrer do dia e há risco de raios para a maioria das áreas do interior e do litoral do Nordeste”, afirmam os meteorologistas da Climatempo.

Por fim, no Norte, praticamente toda região tem o dia nublado com pancadas de chuva muito fortes e com raios frequentes.

“O sol e o tempo predominam apenas no Acre. Rondônia tem pancadas de chuva, mas em geral rápidas. Há risco de chuva forte em todos os demais estados da Região Norte”, aponta a organização.

Publicado por Léo Lopes

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem