• qui. jan 23rd, 2025

Maioria dos brasileiros não sabia da obrigatoriedade de clubes da Série A terem times femininos

Ouvir notícia

Desde 2019, todos os clubes que disputam a Série A são obrigados a ter equipes femininas. E o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, anunciou em fevereiro que a partir de 2027 equipes das quatro divisões do Campeonato Brasileiro terão essa obrigatoriedade. A ideia é valorizar e permitir o crescimento do futebol feminino no País.

Apesar deste cenário, 58% dos torcedores só ficaram sabendo dessa exigência em relação aos times da primeira divisão nacional respondendo à Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest. Foram 41% os que já sabiam.

Nessa maioria de “desinformados”, o recorte por gênero mostra que 69% das mulheres não sabiam da obrigatoriedade de times femininos entre clubes da Série A, com 31% sabendo. Entre os homens, os que ficaram sabendo na entrevista foram 48%, com 52% que já sabiam.

Apesar de ser apontado por um a cada três torcedores como o melhor time de futebol feminino do Brasil, o Corinthians tem a torcida, entre as maiores do país, que menos estava informada sobre a obrigação de equipes da Série A de contarem com equipes femininas.

Torcida do Vasco é a mais ciente

“O Maior Raio-X do Torcedor” mostra que 64% dos corinthianos não sabiam da exigência. Apesar de não ter alcançado nem 1% das indicações de melhor time feminino, o Vasco foi o único, entre os sete clubes de maior torcida do País, em que mais da metade dos seus torcedores estavam cientes da obrigatoriedade, pois 47 não sabiam.

A lista dos torcedores quem não sabiam da obrigação de clubes da Série A contarem com equipes femininas tem ainda: São Paulo (63%), Atlético-MG (61%), Cruzeiro (60%), Flamengo (57%) e Palmeiras (52%).

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem