• qui. jan 23rd, 2025

México detém mais de 16 mil imigrantes em quatro dias

Ouvir notícia

O México deteve mais de 16 mil imigrantes em um período de quatro dias, incluindo quase 5 mil venezuelanos, informou o Instituto Nacional de Migração (INM) do país na segunda-feira (21).

O INM disse que 16.096 migrantes de 46 países foram detidos em 22 estados mexicanos entre os dias 17 e 20 de novembro.

A maioria dos migrantes era de países da América Central e do Sul, incluindo 4.968 venezuelanos, 2.987 guatemaltecos, 1.385 nicaraguenses, 1.311 hondurenhos e 1.285 equatorianos.

A agência governamental disse que aumentou os serviços por meio de centros de atendimento a migrantes em vários estados, incluindo Aguascalientes, Chiapas, Durango, Hidalgo, Puebla, San Luis Potosi, Veracruz e Zacatecas, devido ao afluxo de migrantes e aos perigos que enfrentam, incluindo traficantes e temperaturas cada vez mais baixas.

O presidente dos EUA, Joe Biden, lutou com um número recorde de passagens de migrantes na fronteira dos EUA com o México durante sua presidência – incluindo 187.000 venezuelanos apenas no ano fiscal de 2022.

As autoridades dos EUA anunciaram no mês passado um plano, acordado com o México, para devolver alguns migrantes venezuelanos que entram nos EUA ilegalmente pelo México.

No início deste mês, no entanto, um juiz dos EUA declarou ilegal a ordem da era da pandemia conhecida como Título 42, usada para expulsar migrantes para o México, complicando a estratégia de Biden para impedir a travessia da fronteira.

Desde então, milhares de migrantes foram encontrados acampados em condições precárias em outras partes do México. No estado de Oaxaca, cerca de 12 mil pessoas, em sua maioria venezuelanas, foram encontradas dormindo em caixotes de madeira, nas calçadas e nas casas e quintais de moradores.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem