O clássico personagem Mickey Mouse ganhou mais um filme de terror nesta terça-feira (2). Depois de ter entrado em domínio público no primeiro dia de 2024, a imagem de 1928 do rato mais conhecido do mundo poderá ter sua imagem explorada em obras que não sejam dos estúdios da Disney, onde foi lançado.
De acordo com a revista Variety, um filme de comédia de terror sobre Mickey, ainda sem título, está nos planos do diretor Steven LaMorte. O longa será baseado em “O Vapor Willie”, curta-metragem animado que foi a primeira aparição do rato da Disney. O anúncio chega depois da divulgação do trailer “Mickey´s Trap”, feita na segunda-feira (1).
“‘O Vapor Willie’ trouxe alegria a gerações, mas por baixo desse exterior alegre existe um potencial para o terror puro e descontrolado”, disse LaMorte em comunicado obtido pela revista. “É um projeto com o qual tenho sonhado e mal posso esperar para lançar ao mundo esta visão distorcida deste personagem amado”, concluiu.
A nova versão de terror acompanhará um rato sádico que atormenta um grupo de passageiros de uma balsa. A produção está prevista para começar a ser desenvolvida no primeiro semestre deste ano.
Por muito tempo, a imagem do Mickey Mouse foi associada com a marca Walt Disney Company, mas no primeiro dia de 2024, os direitos autorais da Disney sobre “O Vapor Willie” e a versão sem som de Plane Crazy — feitos em 1928 — expiraram.
Vale ressaltar, no entanto, que a Disney ainda detém dos direitos autorais de versões posteriores do personagem.
“O Vapor Willie” estreou em 1928, ajudando a lançar Mickey Mouse e a Walt Disney Company no mundo. Como a lei de direitos autorais dos EUA — atualizada pela última vez pelo Congresso em 1998 — permite que os direitos autorais sejam mantidos por 95 anos, a reivindicação exclusiva da Disney sobre o personagem terminou.
Com informações de Samantha Delouya, da CNN.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil