Atual presidente da Argentina, Alberto Fernández sinalizou a Javier Milei que, a partir de segunda-feira (20), já poderá trabalhar com o libertário por uma “transição ordenada”.
Milei foi eleito presidente da Argentina neste domingo (19), derrotando Sergio Massa, aliado de Fernández.
“Pela minha parte, seguirei trabalhando para fortalecer a democracia e as instituições da república, em unidade com todos os setores que compõem o movimento nacional que lutará sempre por um pátria justa, livre e soberana”, escreveu o atual presidente.
Fernández disse que “o povo manifestou a sua vontade”. “Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular”.
Por mi parte, seguiré trabajando para fortalecer la democracia y las instituciones de la república, en unidad con todos los sectores que integran el movimiento nacional que siempre luchará por una patria justa, libre y soberana.
— Alberto Fernández (@alferdez) November 19, 2023
Em discurso após ser eleito, Milei falou que “hoje termina uma forma de se fazer política e começa outra“.
Segundo lugar no primeiro turno, Milei conseguiu reverter o cenário neste domingo. Uma virada em segundo turno era um feito que só havia sido conquistado em 2015 por Mauricio Macri.
Antes de o resultado ser conhecido, a campanha de Milei disse que houve transparência nas eleições, uma declaração que se opõe a declarações de Milei e apoiadores ao longo do processo eleitoral, o gerou até a convocação por parte da autoridade eleitoral para esclarecimentos.
Reflexo no Brasil
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou as redes sociais para desejar “boa sorte” ao novo governo, mas não citou o nome de Milei.
Com o resultado, o governo brasileiro deu orientação para não se cair em provocação. Lula havia apoiado Massa ao longo da campanha.
VÍDEO – Eleições na Argentina: Lula se pronuncia após vitória de Javier Milei
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil