A Ucrânia disse ter realizado um ataque com drones a uma base naval russa. Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (4) mostra o que seria um navio de guerra russo danificado no Mar Negro.
Imagens nas redes sociais mostraram o navio sendo rebocado perto da base naval de Novorossiysk, apesar da afirmação do Ministério da Defesa da Rússia de que o ataque teria sido repelido.
VÍDEO — Ucrânia ataca navio russo no Mar Negro; Kremlin diz ter interceptado drones
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”internacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”DbADZkuOoTk”
Uma fonte ucraniana disse à CNN que um drone marítimo com 450 kg de TNT atacou o navio, que teria cerca de 100 militares a bordo.
“Um grande navio da marinha [russa], o Olenogorsky Gornyak, foi atingido. Como resultado do ataque, o navio russo sofreu sérios danos e não é capaz de cumprir suas funções”, colocou a fonte.
CNN tem acesso exclusivo aos drones navais da Ucrânia
Empoleirado nas margens de um lago secreto, a CNN teve acesso exclusivo à base onde os muito drones navais ucranianos são testados.
Esses equipamentos são fabricados na Ucrânia e carregam cerca de 300 quilos de explosivos e podem atingir um alvo a 800 quilômetros de distância.
Um piloto, que atende pelo indicativo de chamada “Shark”, explicou que os drones são fáceis de controlar e limitaram a movimentação da marinha russa.
Equipamentos em navios russos são projetados para atacar outras embarcações, de acordo com o desenvolvedor dos drones, que também pediu anonimato, tornando as defesas dos navios ineficazes.
Além dos ataques, podem levar equipamentos de reconhecimento e vigilância, assim como outros dispositivos. “São mais velozes do que qualquer outra coisa no Mar Negro”, pontua o desenvolvedor.
Drones navais foram usados para atacar a ponte de Kerch – que liga a Crimeia à Rússia continental – no início deste mês, e podem ser vitais contra as ameaças russas aos navios depois que o país se retirou do acordo de grãos do Mar Negro.
Veja imagens exclusivas na reportagem em inglês:
We got an exclusive look at Ukraine’s latest sea drone, used to attack Russia in the Black Sea. Fast, nimble and packed with 100s of kg of explosives. Naval drones just hit the Kerch Bridge and they say the drones are limiting the Black Sea Fleet’s movements. pic.twitter.com/Rmm2RRZxoF
— Alex Marquardt (@MarquardtA) July 29, 2023
*publicado por Tiago Tortella, da CNN
*com informações de Alex Marquardt, Tim Lister, Victoria Butenko e Olga Voitovych, da CNN
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil