O Ministério da Igualdade Racial terá uma secretaria dedicada às ações afirmativas, segundo integrantes da pasta relataram à CNN.
A escolhida pela ministra Anielle Franco, que toma posse nesta quarta-feira (11), é a socióloga Márcia Lima, que coordena o Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo.
No ano passado, a lei que garantiu acesso às instituições federais de ensino superior para estudantes pretos, pardos e indígenas, pessoas com deficiência, e para os que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas completou dez anos.
A posse de Anielle será feita em conjunto com a de Sônia Guajajara, do Ministério dos Povos Indígenas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente.
As cerimônias deveriam ter acontecido na segunda-feira (09), mas foram adiadas, segundo as pastas, em virtude da destruição do interior do Palácio do Planalto provocada por criminosos no último domingo (08).
Além de Márcia Lima, que será a titular da secretaria de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, Anielle Franco indicou os nomes de outras duas secretarias.
A de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Ciganos será comandada por Ronaldo dos Santos, quilombola atuante na defesa dos povos tradicionais do Rio de Janeiro desde o final da década de 1990.
Já a secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial terá como titular Iêda Leal de Souza, ativista dos movimentos negro e sindical e atual secretaria de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil