Sonia Guajajara declarou, nesta sexta-feira (30), em entrevista à CNN, que o Ministério dos Povos Indígenas, que futuramente chefiará, trará a população originária para o alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“É importante ter um ministério, porque traz os indígenas para esse alto escalão do governo. Traz a pauta indígena para a centralidade do debate público. Assim como também é um reconhecimento dessa presença indígena no Brasil que sempre foi ignorada”, afirmou Guajajara.
“O ministério hoje assume uma posição de começar uma reparação histórica da invisibilidade e da negação de direitos com os povos indígenas. Além da gente ter essa possibilidade de fazer essa discussão direta interministerial e articular com o presidente as pautas indígenas, tanto no âmbito nacional, quanto internacional”, continuou.
A Fundação Nacional do Índio (Funai) sairá do Ministério da Justiça e Segurança Pública e será alocada no Ministério dos Povos Indígenas. A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) aceitou também nesta sexta-feira o convite de Lula para ser presidente do órgão.
Segundo a futura presidente da Funai, a entidade “nesses anos foi bastante desmantelada e sucateada, houve muita falta de investimentos.”
Suas prioridades são: a demarcação e o combate à invasão de terras indígenas, com a entrada de garimpeiros em Roraima e no Paraná.
“[A prioridade é] principalmente a questão de fazer que o direito à terra esteja na mão dos povos indígenas”, finalizou.
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil