O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (29) que os reservatórios das hidrelétricas estão no melhor nível dos últimos 11 anos.
A declaração foi dada após ser questionado sobre o apagão de 15 de agosto, durante participação na sessão na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.
“O nosso problema não é geração de energia. Muito pelo contrário, nós temos energia inclusive para fornecer para a Argentina e para o Uruguai, como temos feito”, afirmou.
Segundo o ministro, a falta de energia que atingiu todos os estados e o Distrito Federal, com exceção de Roraima, se tratou de um “evento”. Ele ainda afirmou que prefere não utilizar o termo “apagão”.
“É só uma nomenclatura, mas prefiro me dirigir ao ocorrido como um evento, e não um apagão. O apagão, na verdade, passa para a população a impressão de que nós tememos qualquer risco de suprimento energético no país”, afirmou.
“Nós tivemos, na verdade, à beira de um colapso energético há menos de dois anos, o que custou ao povo brasileiro em torno de R$ 60 bilhões, porque naquele momento os nossos reservatórios, que são os pulmões do setor elétrico, estiveram em dificuldade para sustentar o setor”, relembrou Silveira.
*Sob supervisão de Gabriel Bosa
Veja também: Após apagão, ONS reduz entrada de energia por precaução, dizem fontes
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil