O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), disse nesta terça-feira (15) que está retornando ao Brasil após um apagão atingir todas as regiões do país nesta manhã.
Silveira estava com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Paraguai, para a posse de Santiago Peña, que aconteceu nesta terça. O anúncio do retorno foi feito por suas redes sociais.
“Estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña”, afirmou o ministro.
Silveira afirmou também que, desde a pane, que ocorreu às 8h31 da manhã, determinou a criação de uma “sala de situação” para lidar com o processo de retomada da energia, além de uma “rigorosa apuração das causas do incidente”.
“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia”, escreveu o ministro no Twitter.
Além disso, lidero todos os procedimentos com equipe e vinculadas. Também estou providenciando o meu retorno imediato do Paraguai ao Brasil, onde acompanhava o presidente Lula na posse do novo presidente paraguaio Santiago Peña.
— Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
O apagão
Um apagão atingiu todas as regiões do Brasil na manhã desta terça-feira. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga.
Segundo o órgão, a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte-Sudeste. O apagão foi provocado por “separação elétrica”, segundo o ONS.
O Ministério de Minas e Energia informou que, até as 12h30 desta terça, foram restabelecidas 85% das cargas afetadas no Nordeste e 41% no Norte.
Todas as capitais da região Nordeste já tiveram o suprimento de energia normalizado, segundo a pasta. A situação já foi normalizada nos locais afetados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, diz o governo.
“No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e em outras localidades do Nordeste”, diz o ministério, por meio de nota.
Em entrevista coletiva, o vice-presidente Geraldo Alckmin disse que a recuperação do sistema elétrico brasileiro deve acontecer “em poucas horas” se tudo correr bem.
“A gente deverá, em poucas horas, se tudo correr bem, estar tudo normalizado. Aí vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, de seus técnicos, as equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, disse Alckmin.
Veja também — Metrô, trânsito, consultas: veja impactos do apagão pelo Brasil
data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”jeXv-GchIWY”
(Com informações de Leonardo Lopes, da CNN, em São Paulo)
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil