• qui. jan 23rd, 2025

Ministros árabes promovem reunião histórica com chanceler da Síria

Ouvir notícia

Um grupo de ministros das Relações Exteriores árabes realizou uma reunião histórica com seu colega sírio nesta segunda-feira (1), na Jordânia, para discutir como normalizar os laços com a Síria, como parte de uma resolução política para o conflito de mais de uma década no país, disseram autoridades.

As negociações são as primeiras entre o governo da Síria e um grupo de países árabes desde a decisão de suspender a adesão da Síria à Liga Árabe em 2011, após uma repressão aos protestos contra o presidente Bashar al-Assad.

A Jordânia pediu à Síria que se envolva com os países árabes em conjunto em um roteiro passo a passo para acabar com o conflito, abordando as questões de refugiados, detidos, contrabando de drogas e milícias apoiadas pelo Irã na Síria –todas as quais afetam seus vizinhos.

Antes de os ministros de Síria, Egito, Iraque, Arábia Saudita e Jordânia se sentarem para conversar em Amã, o chanceler sírio Faisal Mekdad se reuniu bilateralmente com seu colega jordaniano Ayman Safadi, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Jordânia.

Eles discutiram sobre refugiados, questões de água e segurança nas fronteiras, incluindo a luta contra o contrabando de drogas, disse o ministério.

No último dia 17, o presidente sírio, Bashar al-Assad, recebeu o ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, príncipe Faisal bin Farhan, em Damasco, informou a mídia estatal síria, no passo mais significativo até agora para acabar com o isolamento regional sírio de uma década.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem