Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) disseram à CNN que a cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabeleceu uma blindagem ainda mais robusta ao sistema eleitoral e ao Judiciário brasileiro como um todo.
A fotografia da plateia, que reuniu quatro ex-presidentes da República, 22 governadores e ao menos 40 embaixadores, além de integrantes do próprio Judiciário, revelou, de maneira bastante cristalina, dizem ministros, que a institucionalidade está fechada com a Constituição. Ou seja, esses magistrados afirmam que, a partir deste 16 de agosto, ficará ainda mais difícil encontrar brechas para atacar as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral.
Para um dos ministros ouvidos pela CNN, os presentes na posse de Moraes nesta terça-feira (16) deram, mesmo que indiretamente, um aval à defesa enfática da Justiça Eleitoral feita pelo agora presidente do TSE. O recado claro é o de que, se seguir questionando a lisura do processo e das urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficará ainda mais isolado.
Outro integrante do Supremo diz que a presença expressiva da comunidade internacional dá ainda mais forte às instituições e, acima de tudo, à democracia brasileira.
Entre aliados de Bolsonaro, no entanto, a avaliação é a de que o presidente não se intimida com tamanho apoio. A própria postura durante a cerimônia, não aplaudindo o discurso de Moraes, indica, segundo pessoas próximas, que Bolsonaro não deve baixar o tom.
O que pode pesar, no entanto, afirmam aliados, são as medições internas do QG da campanha bolsonarista de que os ataques ao Judiciário, ao TSE e ao sistema eleitoral não agregam votos.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos — A posse no TSE
-
1 de 18
Bolsonaro não aplaude fala de Moraes em defesa das urnas eletrônicas durante discurso de posse no TSE
Crédito: CNN/Reprodução -
2 de 18
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) cochicha com Alexandre de Moraes (dir.)
Crédito: CNN/Reprodução -
3 de 18
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) ri junto a Alexandre de Moraes (dir.)
Crédito: CNN/Reprodução -
4 de 18
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa com Michel Temer (MDB) durante posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE
Crédito: Reprodução CNN -
5 de 18
O ministro da Economia, Paulo Guedes, abraça o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Crédito: CNN/Reprodução -
6 de 18
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comprimenta a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)
Crédito: CNN/Reprodução -
7 de 18
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sentou de frente para os ex-presidentes da República Lula, Dilma (PT), Sarney e Temer (MDB), que estavam na primeira fila
Crédito: CNN/Reprodução -
8 de 18
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
Crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE -
9 de 18
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
Crédito: Reprodução CNN -
10 de 18
Plenário do TSE recebeu autoridades para posse de Moraes
Crédito: Reprodução CNN -
11 de 18
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e Ricardo Lewandowski
Crédito: Arte CNN -
12 de 18
Da esquerda à direita: Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
Crédito: CNN/Reprodução -
13 de 18
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
Crédito: CNN/Reprodução -
14 de 18
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), Ricardo Lewandowski
Crédito: TV Justiça -
15 de 18
Edson Fachin (esq.) em discurso ao lado de Alexandre de Moraes (dir.)
Crédito: TV Justiça -
16 de 18
Edson Fachin abraça Alexandre de Moraes em passagem da presidência do TSE
Crédito: TV Justiça -
17 de 18
Alexandre de Moraes (esq.) ao lado do vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski
Crédito: TV Justiça -
18 de 18
Augusto Aras, procurador-geral da União, discursa em posse de Alexandre de Moraes
Crédito: TV Justiça
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil