R’bonney Gabriel, dos Estados Unidos, é a vencedora do Miss Universo 2023. O evento aconteceu neste sábado (14), em Nova Orleans, sendo o 71º concurso de Miss Universo.
Amanda Dudamel, da Venezuela, foi coroada vice-rainha, enquanto a outra finalista foi Andreína Martinez, da Miss República Dominicana.
Os Estados Unidos são o país cujas representantes mais venceram a disputa: nove vezes no total. A Venezuela vem em seguida, com sete conquistas.
Em um primeiro momento, foram definidas as cinco “finalistas”:
- Venezuela: Amanda Dudamel
- Estados Unidos: R’bonney Gabriel
- Porto Rico: Ashley Carino
- Curaçao: Arijana Podgajski
- República Dominicana: Andreína Martinez
E, então, as três representantes das quais saiu a vencedora:
- Estados Unidos: R’bonney Gabriel
- Venezuela: Amanda Dudamel
- República Dominicana: Andreína Martinez
84 mulheres competiram em Nova Orleans
Um total de 84 mulheres participaram do concurso, realizado no Centro de Convenções Ernest N. Morial, em Nova Orleans, de acordo com o site do Miss Universo.
A prefeita da cidade, LaToya Cantrell, disse em um comunicado que estava “honrada” por sediar o concurso.
“A cidade de Nova Orleans e a Organização Miss Universo compartilham valores comuns vinculados à celebração da inclusão, cultura e empoderamento das mulheres”, afirmou Cantrell no comunicado.
“Ex-delegadas e vencedoras do Miss Universo se tornaram cirurgiãs, diplomatas, políticas e líderes empresariais, todas defendendo causas sociais que são importantes para elas”, pontuou.
“Sediar este evento demonstra o impacto global significativo que uma cidade internacional como Nova Orleans tem no turismo e na cultura do mundo fases”, continuou.
O concurso incluiu depoimentos pessoais, entrevistas em profundidade, trajes típicos e concursos de trajes de banho e trajes de noite.
A vencedora foi escolhida por um comitê formado por:
- Ximena Navarrete, Miss Universo 2010;
- Big Freedia, músico;
- Mara Martin, modelo
- Wendy Fitzwilliam, Miss Universo 1998/
- Emily Austin, atriz e modelo;
- Olivia Quido, empresária de cuidados com a pele;
- Myrka Dellanos, apresentadora e jornalista;
- Sweta Patel, autora e vice-presidente de marketing e merchandising da Roku;
- Olivia Jordan, Miss EUA 2015;
- Kathleen Ventrella, executiva de marketing.
Harnaaz Sandhu coroa sucessora
A competição foi encerrada com a Miss Universo anterior, Harnaaz Sandhu, coroando sua sucessora. Sandhu foi a primeira representante feminina da Índia a ganhar o título de Miss Universo em 21 anos.
Ela conquistou o título no concurso realizado em Israel, no final de 2021. Oitenta mulheres participaram daquela competição, organizada pelo comediante Steve Harvey.
Sandhu é uma forte defensora da equidade menstrual, inspirada pela carreira de sua mãe como ginecologista, segundo explica o site do Miss Universo.
Ela também é atriz e defensora dos direitos das mulheres e luta pela conscientização sobre as mudanças climáticas.
Jeannie Mai Jenkins e Olivia Culpo apresentam competição
A apresentadora de televisão e estilista Jeannie Mai Jenkins foi a apresentadora do Miss Universo 2023, ao lado de Olivia Culpo, que venceu o Miss Universo em 2012.
Além disso, os músicos Big Freedia, Big Sam’s Funky Nation, Amanda Shaw, Tank and the Bangas e Yolanda Adams se apresentaram na competição este ano.
Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.
versão original
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil