• qui. jan 23rd, 2025

Morre aos 82 anos Jan Jongbloed, ex-goleiro holandês finalista de duas Copas

Ouvir notícia

Morreu nesta quinta-feira (31), aos 82 anos, o ex-goleiro holandês Jan Jongbloed, finalista das Copas do Mundo de 1974 e 1978 com a seleção holandesa. Em ambas edições, o arqueiro utilizou a camisa 8, transformando ele em um ícone cult dos Mundiais.

Na Copa de 1974, a Holanda perdeu a final para a anfitriã Alemanha. No torneio seguinte, disputado na Argentina, voltou a perder para os donos da casa na decisão.

“Estamos tristes com o falecimento do ex-goleiro da Oranje, Jan Jongbloed. O lendário goleiro disputou duas finais de Copa do Mundo pela seleção nacional em 1974 e 1978. Nossos pensamentos estão com todos os seus familiares e parentes”, lamentou o perfil da seleção da Holanda no Twitter.

Nascido em Amsterdã, Jongbloed fez carreira em clubes pequenos do futebol holandês, como DWS, FC Amsterdam, Roda JC e Go Ahead Eagles, tendo recusado mais de uma vez propostas do Ajax.

Ainda antes da mudança da regra do recuo de bola para os goleiros, que só foi alterada em 1992 e passou a impedir que os arqueiros recebessem um passe dos próprios companheiros e pegassem com as mãos, Jongbloed já era um especialista no jogo com os pés.

Em 1985, aos 44 anos, ele se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida da Eridivisie, a primeira divisão holandesa. Um ano antes, enfrentou uma tragédia familiar: seu filho Erik, que também era goleiro, morreu aos 21 anos após ser atingido por um raio durante um jogo amador na capital holandesa.

Após a aposentadoria, se dedicou ao rádio e à pescaria, uma de suas grandes paixões — paixão maior que o futebol, inclusive.

“Eu amo pescar, mulheres e futebol. Nesta ordem”, afirmou Jongbloed, em entrevista ao diário Het Parool, em 2019.

(Publicado por Bruno Rodrigues)

Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem