A entrega dos prêmios da 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo foi realizada durante a cerimônia de encerramento, na noite da última quarta-feira (2), na Cinemateca Brasileira. A solenidade foi apresentada por Renata de Almeida e Serginho Groisman, e contou com a presença dos brasileiros premiados e convidados.
Entre os dias 20 de outubro e 2 novembro, o evento apresentou 224 produções de 60 países diferentes em diversas salas de exibição da capital paulista.
A produção mais votada pelo Júri, formado por Lina Chamie, Rodrigo Areias e André Novais, e que levou o prêmio de Melhor Filme, foi o drama “Aftersun”, de Charlotte Wells. Protagonizado por Paul Mescal (“Normal People” e “A Filha Perdida”) e Frankie Corio, o longa chega aos cinemas brasileiros em 1º de dezembro.
O Júri concedeu ainda menção honrosa à atriz Zelda Samsom, de “Dalva”; ao ator Ali Junejo, de “Joyland”; e ao filme “Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo”.
Já o público, escolheu, entre os estrangeiros, “Nayola”, de José Miguel Ribeiro, como Melhor Filme de Ficção, e “Marcha Sobre Roma”, de Mark Cusins,como Melhor Documentário. Entre os brasileiros, “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato recebeu o prêmio de Melhor Documentário e “O Mestre da Fumaça”, de André Sigwalt e Augusto Soares, o de Melhor Ficção.
A escolha do público é feita por votação. A cada filme assistido, o espectador recebe uma cédula para votar em uma escala de 1 a 5, entregue sempre ao final da sessão. O resultado proporcional das produções com maiores pontuações determina os vencedores.
O Prêmio da Crítica elegeu “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira, como o Melhor Filme Brasileiro e “Noite Exterior”, de Marco Bellocchio como o melhor entre os estrangeiros.
Confira a lista completa dos premiados da 46ª edição
Prêmio de Juri
- Melhor Filme: “Aftersun”, de Charlotte Wells
- Menção Honrosa: Ali Junejo, ator de “Joyland”, de Saim Sadiq
- Menção Honrosa: Zelda Samson, atriz de “Dalva”, de Emmanuelle Nicot
- Menção Honrosa: “Salgueiros Cegos, Mulher Dormindo”, de Pierre Földes
Prêmio do Público
- Melhor Documentário Brasileiro: “Exu e o Universo”, de Thiago Zanato
- Melhor Filme de Ficção Brasileiro: “O Mestre da Fumaça”, de André Sigwalt e Augusto Soares
- Melhor Documentário Internacional: “Marcha Sobre Roma”, de Mark Cousins
- Melhor Filme de Ficção Internacional: “Nayola”, de José Miguel Ribeiro
- Melhor Filme Internacional: “Noite Exterior”, de Marco Bellocchio
- Melhor Filme Brasileiro: “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”, de Roberto de Oliveira
Prêmio da ABRACCINE
- Melhor Filme Brasileiro de Diretor Estreante: “À Margem do Ouro”, de Sandro Kakabadze
Prêmio Paradiso
- “Walala”, de Perseu Azul
Prêmio Humanidade
- Jorge Bodanzky
Compartilhe:
Fonte: CNN Brasil