• qui. jan 23rd, 2025

Movimento de eleitores é intenso no Paraguai; resultado das urnas deve sair neste domingo

Ouvir notícia

Os paraguaios se dirigem às urnas neste domingo (30) para decidir quem será o próximo presidente do país. Durante o dia, houve grande movimentação nos colégios eleitorais.

A votação começa às 7h e se encerra às 16h (8h e 17h no horário de Brasília, respectivamente). Ainda neste domingo, deve ser divulgado quem governará o Paraguai pelos próximos anos.

No país, a votação é feita em uma urna eletrônica, que imprime um boletim com os candidatos escolhidos pelos eleitores. A contagem dos votos é feita com os boletins de papel.

Estima-se que entre uma e duas horas após o encerramento do pleito já se tenha os resultados. As regras da política paraguaia preveem não haver segundo turno, nem possibilidade de reeleição.

Além do presidente e vice-presidente da República, serão eleitos 45 senadores titulares e 30 suplentes, 80 deputados titulares e 80 suplentes, 17 governadores, e 257 membros titulares e 257 suplentes para Juntas Departamentais (assembleias legislativas estaduais).

Disputa

O candidato eleito ganha um mandato único de cinco anos. Ao todo, mais de 4,7 milhões de pessoas estão aptas a votar. Serão 1.157 locais de votação, com 15.380 urnas.

São 13 chapas na disputa pela presidência do país sul-americano. Mas, embora haja grande variedade de candidatos, duas duplas despontam como as “principais”: de um lado estão Santiago “Santi” Peña e Pedro Alliana, candidatos conservadores pelo Partido Colorado – que está no poder. Do outro, Efraín Alegre e Sole Núñez, que lideram o bloco de oposição e coalizão de centro-esquerda Concertação Nacional por um Novo Paraguai.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem