• qui. jan 23rd, 2025

MPRJ decide desarquivar inquérito da morte do menino Eduardo em 2015

Ouvir notícia

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) desarquivou o inquérito policial que investiga a morte do menino Eduardo de Jesus, em 2015, no Complexo do Alemão. Eduardo, de 10 anos, foi atingido por um tiro de fuzil quando brincava na porta da casa em que morava com a família.

A decisão da justiça do Rio de Janeiro aconteceu após uma representação oferecida ao MPRJ por parte da defesa da mãe de Eduardo, Terezinha de Jesus. De acordo com João Pedro Accioly, advogado que representa a família, foram apresentadas novas provas, além de indícios de fraudes na investigação policial e falhas na atuação do promotor que conduziu o caso.

Na época, o relatório final do inquérito concluiu que o disparo que atingiu o menino teria partido da arma de um policial militar, mas ninguém foi punido. Mais de oito anos depois do crime e quase sete anos após o arquivamento da ação penal o processo será reiniciado.

Com a determinação da Justiça, a promotoria competente deve decidir entre o oferecimento imediato de novas denúncias e a realização de novas investigações, que podem ficar a cargo do próprio Ministério Público ou serem conduzidas pela Polícia Civil.

Segundo Accioly, não há prazo fixado por lei para que aconteça a reabertura do inquérito, mas a família espera que o processo seja célere. Ainda de acordo com ele, espera-se que, dessa vez, os responsáveis pela morte de Eduardo sejam acusados, julgados e punidos na forma da lei.

Veja também: RJ terá que instalar câmeras em fardas de PMs

data-youtube-width=”500px” data-youtube-height=”281px” data-youtube-ui=”nacional” data-youtube-play=”” data-youtube-mute=”0″ data-youtube-id=”H_uvvQ1kpd8″

Fonte: CNN Brasil

Compartilhar Postagem